Unidade Curricular:Código:
Redes e Serviços de Comunicações Móveis II834RSC2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Informática (Computação Móvel)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer os protocolos de suporte para mobilidade em redes IP. Conhecimentos para efetuar a simulação protocolos de suporte para mobilidade em redes IP em laboratório Estudar as limitações dos protocolos de transporte usados na Internet em cenários de mobilidade e analisar as diferentes soluções existentes na literatura. Conhecimentos para efetuar a simulação protocolos de transporte com suporte para mobilidade em redes IP em laboratório. Estudar a arquitetura e funcionamento das redes de comunicação sem fios de 4ª geração num contexto de convergência. Estudar o protocolo SIP/SDP. Conhecimentos para implementar um sistema de comunicação baseado no protocolo SIP/SDP.
Conteúdos Programáticos:
Mobilidade em redes IP: Introdução, MIPv4, MIPv6, Micro Mobilidade em redes IP, Mobilidade em redes Ad-Hoc e “Mesh”, Comparação com outros modelos de mobilidade. Suporte para mobilidade no nível de transporte: TCP tradicional em revisão, Impacte da mobilidade no TCP, Melhoramentos clássicos ao TCP. As redes de comunicação do futuro: Introdução, A evolução das redes 3G e o IMS, A convergência entre redes e o protocolo SIP, Perspectiva das redes 5G.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais da mobilidade em redes IP são apresentados no primeiro capítulo. De seguida são analisadas as limitações dos protocolos de transporte usados na Internet em cenários de mobilidade e algumas alternativas são analisadas. Por fim são estudadas as redes de telecomunicações sem fios num cenário de convergência com um foco para o IMS e a utilização dos protocolos SIP e SDP. Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos concretos executados em ambiente de laboratório recorrendo a simuladores e equipamentos de rede.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nas aulas práticas os alunos são confrontados com problemas reais que têm que resolver eventualmente recorrendo a equipamentos físicos ou virtuais (no contexto de simuladores) apropriados. A avaliação é decomposta em duas componentes: a teórica e a prática. No primeiro caso a avaliação resulta de um conjunto de testes escritos aplicados durante o semestre sobre a matéria que for sendo leccionada em sala de aula. No segundo caso resulta de trabalhos práticos propostos pelo docente e que são efetuados e defendidos pelos alunos ao longo do semestre. Outro parâmetro em consideração é o desempenho do aluno em sala de aula e a sua assiduidade durante o período letivo. A nota final é uma média pesada destas três componentes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo a ferramentas de software e equipamentos apropriados. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por testes teóricos e trabalhos práticos garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objectivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura. Nesta unidade curricular é estudada o problema da mobilidade em redes de comunicação sem fios. O programa começa por abordar os protocolos de suporte a mobilidade em redes IP. De seguida são estudados as principais limitações e alternativas para protocolos de transporte em redes sem fios com mobilidade. Finalmente é estudada a arquitetura das redes de telecomunicações do futuro num cenário de convergência e o uso dos protocolos SIP/SDP. Estes conceitos são depois aplicados na resolução das fichas e trabalhos práticos no contexto das aulas práticas.
Bibliografia:
[1] Cox, Christopher - An introduction to LTE, LTE-ADVANCED, SAE and 4G mobile communications – Wiley 2012
[2] Schiller, J. – Mobile Communications 2nd ed. – Addison Wesley 2003.
[3] A.S. Tanenbaum – Computer networks 5th ed. – Prentice Hall 2012.
[4] Andrea Goldsmith – Wireless Communications – Cambridge University Press, 2005
Docente (* Responsável):
Pedro Sobral (pmsobral@ufp.edu.pt)