Unidade Curricular:Código:
Redes e Serviços de Comunicações Móveis I834RSC1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Informática (Computação Móvel)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer as particularidades da transmissão de dados em redes sem fios por comparação com as redes de meio transmissão guiados. Analisar os protocolos de acesso ao meio usados em redes sem fios. Estudar a operação das redes de dados sem fios normalizadas pelo IEEE com ênfase para as redes IEEE 802.11 e 802.15. Planear, implementar e monitorizar redes locais sem fios baseadas na arquitetura IEEE 802.11 com mecanismos avançados de segurança. Conhecimentos para desenhar, implementar e testar redes sem fios baseadas na norma IEEE 802.15. Conhecer a arquitetura e operação das redes das telecomunicações sem fios atuais.
Conteúdos Programáticos:
Introdução. Transmissão sem fios. Protocolos de acesso ao meio. Redes de dados sem fios de área local e pessoal (IEEE 802.11, IEEE 802.15). Redes de Telecomunicações sem fios (Redes Celulares).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais da transmissão sem fios é apresentado no primeiro capítulo. A multiplexagem de terminais e os protocolos de acesso ao meio são analisados de seguida. São estudadas as principais normas de comunicação sem fios normalizadas pelo IEEE para redes corporais, pessoais e locais sem fios. Por fim são estudadas as redes de telecomunicações sem fios (redes celulares). Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos concretos executados em ambiente de laboratório recorrendo a simuladores e equipamentos de rede.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nas aulas práticas os alunos são confrontados com problemas reais que têm que resolver eventualmente recorrendo a equipamentos físicos ou virtuais (no contexto de simuladores) apropriados. A avaliação é decomposta em duas componentes: a teórica e a prática. No primeiro caso a avaliação resulta de um ou mais testes escritos aplicados durante o semestre sobre a matéria que for sendo leccionada em sala de aula. No segundo caso resulta de trabalhos práticos propostos pelo docente e que são efetuados e defendidos pelos alunos ao longo do semestre. Outro parâmetro em consideração é o desempenho do aluno em sala de aula e a sua assiduidade durante o período letivo. A nota final é uma média pesada destas três componentes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo a ferramentas de software e equipamentos apropriados. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por testes teóricos e trabalhos práticos garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objectivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura. Nesta unidade curricular é estudada a organização, operação das redes de comunicação sem fios. O programa começa por abordar a transmissão sem fios evidenciando as características e limitações desta forma de comunicação quando comparada com a transmissão guiada. De seguida são estudados os principais protocolos de comunicação sem fios para redes de área corporal, pessoal, local e global . Estes conceitos são depois aplicados na resolução das fichas e trabalhos práticos no contexto das aulas práticas.
Bibliografia:
[1] Cox, Christopher - An introduction to LTE, LTE-ADVANCED, SAE and 4G mobile communications – Wiley 2012
[2] Schiller, J. – Mobile Communications 2nd ed. – Addison Wesley 2003.
[3] A.S. Tanenbaum – Computer networks 5th ed. – Prentice Hall 2012.
[4] Andrea Goldsmith – Wireless Communications – Cambridge University Press, 2005
Docente (* Responsável):
Pedro Sobral (pmsobral@ufp.edu.pt)