Unidade Curricular:Código:
Redes de Computadores I831RCO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender as redes de telecomunicações com base no modelo OSI. Estudo de conceitos de comunicação de dados associados aos níveis físicos e de ligação de dados do modelo OSI. Estudo aprofundado de redes de área local com ênfase na Ethernet. Planeamento, configuração, teste e depuração de erros em topologias de rede local avançadas (protocolos 802.1Q, GVRP, VTP). Configuração redes de computadores em laboratório usando equipamentos normalizados e simuladores.
Conteúdos Programáticos:
Introdução – Hardware/Software de redes; Modelos de referência. Nível físico – Transmissão de dados, meios de transmissão, codificação de dados. Ligação de dados – Controlo de erro e fluxo, algoritmos, protocolo HDLC e PPP. Redes de área local – topologias, protocolos de acesso ao meio, arquitetura IEEE802, Ethernet. Interligação de LANs – Estendendo a LAN: Repetidores e HUBs, limitando domínios de colisão, limitando domínios de difusão.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais da organização das redes de computadores são apresentados no capítulo introdutório, os níveis físico e de ligação de dados do modelo OSI são apresentados nos dois capítulos seguintes e finalmente é efetuado o estudo das redes locais de computadores. Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos concretos executados em ambiente de laboratório recorrendo a simuladores e equipamentos de rede.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nas aulas práticas os alunos são confrontados com problemas reais que têm que resolver eventualmente recorrendo a equipamentos físicos ou virtuais (no contexto de simuladores) apropriados.
A avaliação será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Prática = 0,8*Teste Prático + 0,2*Fichas Práticas
Nota Teórica = (Teste Teórico 1 + Teste Teórico 2)/2
Nota Final = (2*Nota Teórica + Nota Prática) / 3
Tanto a Nota Prática como a Nota Teórica têm que ser positivas (>= 9,5) para serem consideradas para a determinação da nota final. Se alguma das componentes não for positiva a unidade curricular não será concluída, ficando a componente positiva preservada durante o período indicado nos regulamentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo a ferramentas de software e equipamentos apropriados. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por testes teóricos e trabalhos práticos garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objectivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura. Nesta unidade curricular os conceitos relacionados da organização dos sistemas de comunicação em camadas, os conceitos fundamentais da comunicação de dados e o funcionamento e protocolos das redes locais de computadores são apresentados e avaliados na componente teórica. Estes conceitos são depois aplicados na resolução das fichas e trabalhos práticos no contexto das aulas práticas.
Bibliografia:
[1] Tanenbaum, A. – “Computer Networks 5th Edition – Prentice Hall 2010
[2] Stallings, W. –“Data and Computer Communications 10th edition” – Prentice Hall 2013.
[3] Commer, D. –“Internetworking with TCP/IP, volume 1, 6th edition” – Prentice Hall 2013.
[4] Véstias, M. – “Redes Cisco para Profissionais, 4ª Edição”- FCA 2009.
Docente (* Responsável):
Pedro Sobral (pmsobral@ufp.edu.pt)