Unidade Curricular:Código:
Projeto de Aplicações Móveis834PJAM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoEngenharia Informática (Computação Móvel)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos técnicos sobre o projeto e desenvolvimento de aplicações móveis e a sua integração em infra-estruturas ou serviços que utilizem estas aplicações de forma segura, ágil e eficiente. Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular centram-se portanto na capacidade de desenhar, gerir e desenvolver o projeto de um sistema/aplicação móvel em diversas áreas de negócios, tomando em consideração todos os requisitos de usabilidade e as normas existentes nas suas áreas de aplicação. Os alunos deverão ainda ficar capazes de definir os componentes da arquitetura e planear e desenvolver todo o projeto, tanto na vertente do código desenvolvido como na documentação do projeto e de toda a aplicação.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução ao Projecto de Aplicações Móveis
2. Caracterização das Aplicações Móveis
3. Ambientes e Plataformas Móveis
4. Projecto e Desenvolvimento de Aplicações Móveis
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão coerentes com os objectivos de aprendizagem na medida em que abordam os principais temas sobre a definição e planeamento de projetos de aplicações móveis bem como sobre a caracterização de aplicações móveis e das plataformas existentes, que deverão ser dominados pelos alunos no final da unidade curricular. Em particular começa-se por abordar os conceitos fundamentais inerentes aos projetos de aplicações móveis e aos diferentes aspectos que caracterizam as plataformas e aplicações móveis existentes. Particulariza-se o projeto e desenvolvimento na plataforma Android através de exemplos de aplicação concretos. Os objectivos da aprendizagem estão portanto alinhados com os temas abordados tanto ao nível teórico-prático como prático, sendo aplicados em exemplos variados concretos nas aulas e também por via da realização de um projeto de aplicação móvel.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas (TP) e práticas (PR). A metodologia de ensino utilizada no âmbito das aulas TP baseia-se na exposição oral dos conteúdos programáticos e na sua exemplificação em casos concretos sobre os temas abordados nomeadamente de planeamento do projeto, design e desenvolvimento de aplicações móveis para as plataformas abordadas. Paralelamente, no contexto das aulas práticas laboratoriais, os alunos têm oportunidade de aplicar e desenvolver projetos concretos que complementam a base de experiências sobre os temas abordados. A avaliação é contínua, contemplando em partes iguais a componente TP e PR. A componente TP é avaliada por um exame realizado durante o semestre. A componente PR é avaliada pelo planeamento e gestão de um projeto prático, com a respectiva implementação baseada num conjunto de requisitos recolhidos durante o semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino aplicadas nesta unidade curricular procuram levar os alunos a conhecer os aspectos mais importantes no planeamento e desenvolvimento de projetos de aplicações móveis bem como caracterizar as principais plataformas móveis existentes. Procura-se ainda que os alunos desenvolvam competências práticas na estruturação e desenvolvimento de aplicações móveis concretizados nas ferramentas de desenvolvimento propostas. As aulas teórico-práticas e em particular as aulas práticas laboratoriais permitem um contato permanente com o projeto e desenvolvimento de aplicações móveis, facilitando portanto o progresso gradual no planeamento e implementação destas aplicações para as plataformas existentes. Esta experiência e contato com contextos práticos concretos permite melhorar as competências de planeamento e gestão de projetos de aplicações móveis bem como sobre as plataformas e ferramentas de desenvolvimento, que são essenciais para melhorar as competências técnicas e de programação nesta área.
Bibliografia:
Principal
[1] Pressman, R., “Software Engineering: A practitioner’s Approach”, 7th Ed., MacGraw-Hill, 2009.
[2] Zigurd Mednieks, Laird Dornin, G. Blake Meike, Masumi Nakamura, "Programming Android: Java Programming for the New Generation of Mobile Devices", O'Reilly, 2012.
[3] Jamie Munro, 20 Recipes for Programming PhoneGap: Cross-Platform Mobile Development for Android and iPhone, 2012.
[4] Jeff McWherter, Professional Mobile Application Development, Wrox Press, 2012.
Docente (* Responsável):
Pedro Sobral (pmsobral@ufp.edu.pt)