Unidade Curricular:Código:
Projeto de Aplicações Móveis834PJAM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoEngenharia Informática (Computação Móvel)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos técnicos sobre o projeto e desenvolvimento de aplicações móveis e a sua integração em infra-estruturas ou serviços que utilizem estas aplicações de forma segura, ágil e eficiente. Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular centram-se portanto na capacidade de desenhar, gerir e desenvolver o projeto de um sistema/aplicação móvel em diversas áreas de negócios, tomando em consideração todos os requisitos de usabilidade e as normas existentes nas suas áreas de aplicação. Os alunos deverão ainda ficar capazes de definir os componentes da arquitetura e planear e desenvolver todo o projeto, tanto na vertente do código desenvolvido como na documentação do projeto e de toda a aplicação.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução ao Projecto de Aplicações Móveis
2. Caracterização das Aplicações Móveis
3. Ambientes e Plataformas Móveis
4. Projecto e Desenvolvimento de Aplicações Móveis
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão coerentes com os objectivos de aprendizagem na medida em que abordam os principais temas sobre a definição e planeamento de projetos de aplicações móveis bem como sobre a caracterização de aplicações móveis e das plataformas existentes, que deverão ser dominados pelos alunos no final da unidade curricular. Em particular começa-se por abordar os conceitos fundamentais inerentes aos projetos de aplicações móveis e aos diferentes aspectos que caracterizam as plataformas e aplicações móveis existentes. Particulariza-se o projeto e desenvolvimento na plataforma Android através de exemplos de aplicação concretos. Os objectivos da aprendizagem estão portanto alinhados com os temas abordados tanto ao nível teórico-prático como prático, sendo aplicados em exemplos variados concretos nas aulas e também por via da realização de um projeto de aplicação móvel.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas (TP) e práticas (PR). A metodologia de ensino utilizada no âmbito das aulas TP baseia-se na exposição oral dos conteúdos programáticos e na sua exemplificação em casos concretos sobre os temas abordados nomeadamente no planeamento do projeto. Estão também previstas apresentações periódicas por parte dos alunos da evolução dos seus projetos com discussão pela turma. Paralelamente, no contexto das aulas práticas laboratoriais, os alunos têm oportunidade de aplicar e desenvolver os seus projetos concretos que complementam a base de experiências sobre os temas abordados. A avaliação é contínua, contemplando em partes iguais a componente TP e PR. A componente TP é avaliada por apresentações realizadas durante o semestre. A componente PR é avaliada pelo planeamento e gestão de um projeto prático, com a respectiva implementação baseada num conjunto de requisitos recolhidos durante o semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino aplicadas nesta unidade curricular procuram levar os alunos a conhecer os aspectos mais importantes no planeamento e desenvolvimento de projetos de aplicações móveis bem como caracterizar as principais plataformas móveis existentes. Procura-se ainda que os alunos desenvolvam competências práticas na estruturação e desenvolvimento de aplicações móveis concretizados nas ferramentas de desenvolvimento propostas. As aulas teórico-práticas e em particular as aulas práticas laboratoriais permitem um contato permanente com o projeto e desenvolvimento de aplicações móveis, facilitando portanto o progresso gradual no planeamento e implementação destas aplicações para as plataformas existentes. Esta experiência e contato com contextos práticos concretos permite melhorar as competências de planeamento e gestão de projetos de aplicações móveis bem como sobre as plataformas e ferramentas de desenvolvimento, que são essenciais para melhorar as competências técnicas e de programação nesta área.
Bibliografia:
Principal
[1] Pressman, R., “Software Engineering: A practitioner’s Approach”, 7th Ed., MacGraw-Hill, 2009.
[2] Zigurd Mednieks, Laird Dornin, G. Blake Meike, Masumi Nakamura, "Programming Android: Java Programming for the New Generation of Mobile Devices", O'Reilly, 2012.
[3] Jamie Munro, 20 Recipes for Programming PhoneGap: Cross-Platform Mobile Development for Android and iPhone, 2012.
[4] Jeff McWherter, Professional Mobile Application Development, Wrox Press, 2012.
Docente (* Responsável):
Pedro Sobral (pmsobral@ufp.edu.pt)