Unidade Curricular:Código:
Programação de Aplicações Móveis834PAMO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Informática (Computação Móvel)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre as tecnologias, plataformas e soluções de desenvolvimento mais utilizadas atualmente com dispositivos móveis. Os objectivos principais desta unidade curricular passam pela identificação e caraterização das principais plataformas móveis existentes, pelo conhecimento dos protocolos de comunicação mais utilizados por estas plataformas e pelo estudo das arquiteturas e das ferramentas de programação mais utilizadas no desenvolvimento de aplicações móveis para estas plataformas. Os alunos deverão ficar familiarizados com os conceitos e tecnologias móveis existentes, bem como as principais tecnologias e ferramentas de desenvolvimento de aplicações móveis. Devem ainda ser capazes de desenvolver aplicações móveis para dispositivos Android, envolvendo não só os aspectos de interface gráfica mais comuns, mas também os aspectos de comunicação ao nível da aplicação e segurança.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução às Aplicações Móveis
2. Desenho e Arquitetura das Aplicações Móveis
3. Plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis
4. Programação de Aplicações Móveis em Android
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão coerentes com os objectivos de aprendizagem na medida em que abordam os temas principais sobre a caracterização das plataformas móveis existentes bem como a programação de aplicações para estas plataformas, que deverão ser dominados pelos alunos no final da unidade curricular. Em particular começa-se por abordar os conceitos fundamentais inerentes aos diferentes aspectos que caracterizam as plataformas e ferramentas móveis existentes bem como a estruturação de aplicações para estas plataformas. Particulariza-se o estudo na plataforma Android. Todos os temas abordados são exemplificados com a aplicação em vários exercícios concretos. Os objectivos da aprendizagem estão portanto alinhados com os temas abordados tanto ao nível teórico-prático como prático, sendo aplicados em exemplos variados concretos tanto nas aulas como em trabalhos para casa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas (TP) e práticas (PR). A metodologia de ensino utilizada no âmbito das aulas TP baseia-se na exposição oral dos conteúdos programáticos e na sua imediata exemplificação em exercícios concretos sobre os temas abordados nomeadamente na programação de aplicações móveis para as plataformas abordadas. Paralelamente, no contexto das aulas práticas laboratoriais, os alunos têm oportunidade de aplicar e desenvolver exercícios adicionais que complementam a base de experiências com os temas abordados. A avaliação é contínua, contemplando em partes iguais a componente TP e PR. A componente TP é avaliada por um exame realizado durante o semestre. A componente PR é avaliada pela realização de um projeto prático cujos requisitos são propostos durante o semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino aplicadas nesta unidade curricular procuram levar os alunos a contactar e a conhecer os diferentes aspectos das plataformas e ferramentas móveis existentes, bem como a implementação de aplicações para estas plataformas. Procura-se ainda que os alunos desenvolvam competências práticas na estruturação e desenvolvimento de aplicações móveis concretizados nas ferramentas de desenvolvimento propostas. As aulas teórico-práticas e em particular as aulas práticas laboratoriais permitem um contato permanente com a modelização e implementação de aplicações móveis, facilitando portanto o progresso gradual no desenvolvimento destas aplicações para as plataformas existentes. Esta experiência e contato com contextos práticos concretos permite melhorar o conhecimento das plataformas móveis e suas ferramentas de desenvolvimento, que é essencial para o desenvolvimento técnico e de competências de programação nesta área.
Bibliografia:
[1] G. Coulouris, J. Dollimore & T. Kindberg, Distributed Systems: Concepts and Design, 5th Edition, Addison Wesley, 2011.
[2] T. Mikkonen, Programming Mobile Devices: an introduction for practitioners, John Wiley & Sons, 2007.
[3] K. Topley, J2ME in a Nutshell, O'Reilly Java series, O'Reilly, 2002
[4] Android Developers, http://developer.android.com/, visitado em Setembro 2010.
[5] J. Box, D. Fox, Building Solutions with the Microsoft .Net Compact Framework: Architecture and Best Practices for Mobile Development, Addison-Wesley, 2003.
Docente (* Responsável):
Rui Silva Moreira (rmoreira@ufp.edu.pt)