Unidade Curricular:Código:
Multimédia I831MUL1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Multimédia I tem como objectivo principal fornecer ao aluno o conhecimento sobre as aplicações multimédia existentes e as tecnologias que as suportam, bem como os métodos e as ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento. Pretende-se identificar com clareza os princípios fundamentais e as questões envolvidas no desenvolvimento de aplicações multimédia abrangendo a digitalização, a interactividade, as fases do projecto multimédia, as ferramentas de autoria multimédia e os formatos de representação de texto, gráficos, imagens, áudio, vídeo e animação.
Conteúdos Programáticos:
Introdução a multimédia: visão geral, enquadramento e caracterização do conceito multimédia, tipos de informação multimédia, caracterização dos sistemas multimédia. Informação digital e interactividade: sistemas multimédia controlados por computador, representação digital da informação, noção de interactividade, tipos de aplicações multimédia, regras para a concepção de interfaces interactivas. Tipos de Informação Multimédia: texto, gráficos, imagem, vídeo, animação, áudio, música e fala. Autoria e projecto multimédia: noção de autoria multimédia, fases do projecto de autoria multimédia, planeamento, design: guiões e mapas de navegação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados em 6.2.1.5 cobrem as áreas de conhecimento essenciais, necessárias e coerentes para o atingir dos objectivos formulados em 6.1.2.4, tendo em conta que os principais tópicos incluídos no programa, incluem: Enquadramento e caracterização de multimédia e sua definição; a caracterização dos sistemas multimédia e das tecnologias multimédia associadas, a representação digital da informação e a noção de Interactividade; a Autoria e projecto de aplicações multimédia; os diferentes tipos de informação multimédia; e a realização de um Projecto Multimédia, concretizando todas as suas fases. Competências estas, que irão permitir que os alunos adquiram aptidões que lhes permitam explorar as potencialidades de texto, imagem, áudio, vídeo e interactividade das diversas tecnologias da comunicação multimédia, e saber integrá-los devidamente no âmbito de uma aplicação multimédia, sabendo desenvolver um projecto multimédia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a percepção dos princípios fundamentais do conceito de Multimédia, bem como o conhecimento sobre as aplicações multimédia existentes, das tecnologias que as suportam e dos métodos e ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento.
As aulas Práticas não laboratoriais baseiam-se no desenvolvimento de um Projeto Multimédia. Serão feitas várias propostas, cabendo aos alunos a sua especificação em termos de plano, guião e desenvolvimento de um protótipo funcional.
O método de avaliação compreende duas componentes:
A avaliação da componente teórico-prática inclui:
• 2 Testes escritos de avaliação individual
A avaliação da componente prática não-laboratorial inclui:
• A realização e apresentação de um Projeto Multimédia com implementação em todas as suas fases.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de Multimédia, procurando identificar com clareza os princípios fundamentais e as questões envolvidas no desenvolvimento de aplicações multimédia e descrever os aspectos técnicos sobre os quais se fundamentam estas aplicações, abrangendo a digitalização, a interactividade, as fases do projecto multimédia, as ferramentas de autoria multimédia e os formatos de representação de texto, gráficos, imagens, áudio, vídeo e animação.
Bibliografia:
Principal
[1] Ribeiro, Nuno Magalhães, Multimédia e Tecnologias Interactivas, FCA – Editora de Informática, 2012.
[2] Chapman, N., Chapman, J., Digital Multimedia, John Wiley and Sons, 2000.
[3] Steinmetz, R., Nahrstedt, K., Multimedia Fundamentals, Vol. 1, Second Edition, Pearson Prentice Hall, 2002.
[4] Li, Ze-Nian, Drew, Mark S., Fundamentals of Multimedia, Pearson Prentice Hall, 2004.
Docente (* Responsável):
Paulo Rurato (prurato@ufp.edu.pt)