Unidade Curricular:Código:
Língua Estrangeira -Alemão-831LEA1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Informática3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos que lhes permita comunicar informação, ideias, problemas e soluções. Aprendizagem de estruturas gramaticais indispensáveis. Identificação e produção de vários tipos de diálogos, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender e verbalizar problemas em alemão.
Incentivar a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo.
Conteúdos Programáticos:
1. Bem-vindos!
1.1 Apresentações. Cumprimentar e despedir-se. Falar sobre coisas de que se gosta.
2. Nome, endereço e profissão
2.1 Perguntar por alguém; perguntar o endereço, a profissão, o número de telefone,etc. Preencher dados pessoais.
3. O que é isto?
3.1 Perguntar por objetos; responder, falar sobre objectos a sala de aula
4. E hoje? Vamos às compras!
4.1 Falar sobre ir às compras; o que se gosta (ou não) de comprar; estabelecer um diálogo simples ; compreender informações sobre uma cidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1 - Começar em Alemão
Objetivo: Travar conhecimento, cumprimentar e apresentar-se
2 - Café d
Objetivo: iniciar uma conversa, apresentar-se e apresentar outros, pedir algo e pagar, saber dizer o número de telefone
3 - No curso de alemão
Objetivo: perguntar o nome de objectos, dar nomes a objectos
4 – Cidades, países e línguas
Objetivo: falar sobre cidades ou países, saber descrever a localização de um determinado lugar, saber os nomes das línguas e nacionalidades
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1 – Começar em Alemão
Neste capítulo faz-se a introdução da aprendizagem da língua alemã, chamando-se a atenção para a abundância de estrangeirismos. Expõem-se as primeiras noções da sintaxe e gramática alemãs. Introdução do vocabulário das apresentações.
2 – Café 1
Neste capítulo introduz-se mais vocabulário relacionado com as apresentações, assim como vocabulário para os primeiros diálogos. Introduzem-se os números até 1000. Faz-se a correlação deste vocabulário com situações concretas do dia-a-dia: diálogos no café, fazer um pedido no café, pagar a conta, pedir o número de telefone de alguém e dar o seu próprio número. Introdução de mais algumas noções gramaticais: género dos substantivos, a interrogativa, o tempo verbal do presente e o verbo modal “mögen”.
3 – No curso de Alemão
Neste capítulo introduz-se vocabulário de sala de aula assim como as regras gramaticais relativas ao plural dos substantivos e à negativa.
4 – Cidades, países e línguas
Neste capítulo faz-se a introdução do
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Com recurso ao manual da UL, textos, actividade e exercícios da internet desenvolvem-se diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua alemã. Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa com os objetivos de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações sócio-profissionais, desenvolver uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica do aluno, bem como promover a aprendizagem e investigação autónomas.
Bibliografia:
(1) Funk, H.; Kuhn, C; Demme, S., 2007, Studio d A1, Cornelsen Verlag, Berlin
(2) Albrecht, U.; Dane, D.; Fandrych, C; Grüsshaber, G; Henningsen, U,; Kilimann, A.; Schäfer, T., 2009, Passwort Deutsch 1, Ernst Klett Sprachen, Stuttgart
(3) Hering, Axel, Matussek, Magdalena, Perlmann-Balme, Michaela, (2002), em-
Uebungsgrammatik. Deutsch als Fremdsprache. Max Hueber Verlag
(4) Lemcke, Rohrmann, 2007, Wortschatz Intensivtrainer A1
(5) Quintino, Carla e Lima, Maria José, (2002), S.O.S. Deutsch! Nível 1, Porto
Editora
(6) Bildwörterbuch Deutsch (Iniciação, Intermédio e Avançado), (2002), Porto
Editora
Docente (* Responsável):
Paula Reis (prk@ufp.edu.pt)