Unidade Curricular:Código:
Investigação Operacional832IO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Informática4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
No final da unidade curricular de Investigação Operacional (IO), os alunos deverão possuir competências específicas que lhes permitam: formular Modelos de Programação Linear; Resolver Graficamente Problemas de Programação Linear; Usar o Método do Simplex; Entender a Dualidade em Programação Linear.
Conteúdos Programáticos:
Origem, objecto e metodologia da Investigação Operacional. Formulação de Modelos de Programação Linear. Resolução Gráfica de Problemas de Programação Linear. Método do Simplex. Dualidade em Programação Linear.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Abordam-se formas de optimização de problemas práticos, visando uma maior operacionalidade e poupança de recursos e meios, por forma a atingir os melhores objectivos da maneira mais rápida e eficiente. As diferentes abordagens à programação linear (gráfica, simplex e dualidade) são em si mesmas formas de agilizar a metodologia utilizada para atingir os objectivos propostos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é essencialmente prática, envolvendo resolução de durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. O principal objectivo consiste em permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de testes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se essencialmente que os alunos sejam capazes de resolver problemas práticos que envolvem optimização, através da programação linear.
Bibliografia:
[1] Ramalhete, M.; Guerreiro, J.; Magalhães, A. – Programação Linear, Volume I - McGraw Hill, 1984
[2] Ramalhete, M.; Guerreiro, J.; Magalhães, A. – Programação Linear, Volume II - McGraw Hill, 1985
[3] Themido, I. H.; Tavares L.V.; Oliveira, R.C.; Correia, F.N. – Investigação Operacional - McGraw Hill, 1996
[4] Bronson, R; Naadimuthu, G. – Investigação Operacional, 2a Edição – McGraw Hill
Docente (* Responsável):
Alzira Dinis (madinis@ufp.edu.pt)