Unidade Curricular: | Código: | ||
História da Arquitectura | 832HARQ | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Informática | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão ser capazes de: -perspectivar a análise histórica e arquitetónica como opinião objetivamente fundamentada; -sintetizar algumas variantes e invariantes do processo histórico da arquitetura; -identificar grandes períodos uniformes da prática arquitetónica no tempo; -distinguir e compreender noções como, espírito, estilo, práticas construtivas e de desenho e agentes, integrando-os nesses mesmos períodos; -enquadrar historicamente, justificando-o, exemplos edificados pelas suas características arquitetónicas legíveis. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1–Introdução -apresentação - opções programáticas e expositivas; -Arquitetura – o conceito e a sua historicidade; 2–Antiguidade -Egipto; -Grécia clássica; -Império Romano; 3–Idade Média -Paleo-Cristão; -Românico; -Gótico; 4–Idade Moderna -Renascimento; -Maneirismo; -Barroco; -Rococó; 5–Era Contemporânea -Neoclassicismo; -Historicismo; -Ecletismo. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa, como o conceito de Arquitetura e a sua historicidade em diferentes períodos cobrem os principais aspetos do estudo, o que habilita o aluno ser capaz de emitir juízos e perspetivar a análise histórica da arquitetura e de identificar grandes períodos uniformes da prática arquitetónica no tempo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade será alvo de metodologias expositiva, descritiva e demonstrativa em aulas teóricas e teórico-práticas, de modo a apresentar e discutir alguns conhecimentos que facilitem uma perceção global do quadro interpretativo da História da Arquitetura, e desenvolver uma aproximação crítica à mesma. Para obter aprovação a esta cadeira o aluno terá de cumprir os ECTS de contacto previstos. Para o garantir, terá de assegurar a assiduidade, particularmente nas aulas definidas como teórico-práticas, que correspondem a momentos de avaliação e acompanhamento do trabalho. O ritmo e qualidade com que os alunos atingirão os objetivos cumulativos propostos serão verificados através de um processo de avaliação contínua, pela presença e intervenção letiva, e verificada na prossecução de um paper e numa prova escrita. A nota apurada resulta da classificação do trabalho (informada por quatro avaliações: dois pontos de situação, o paper e sua apresentação final) e prova escrita. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas procuram adequar a prática de transmissão de conhecimentos (contextual, crítica e marcada pela análise de exemplos específicos) e as formas de avaliação (quer o manuseamento de conteúdos formais, pelo teste escrito - mesmo assim privilegiando a conceptualização sobre a informação factual - quer pela aplicação individual a casos práticos, e sua exposição escrita e oral, no trabalho teórico-prático), aos objetivos de desenvolvimento de consciência analítica e crítica, assim como de competências de aprendizagem autónoma no campo da história da arquitetura. | |||
Bibliografia: | |||
[1] GÖSSEL, Peter; LEUTHÄUSER, Gabriele (1996). Arquitectura no Séc. XX. Colónia: Benedikt Taschen Verlag. [2] PATETTA, Luciano (1975). Storia dell'architettura - antologia critica. Milão: Fabri. [3] SCHULZ, Christian Norberg (2004). Arquitectura Occidental. Barcelona: Gustavo Gili. [4] HILLENBRAND, R. (2000). Islamic architecture: form, function and meaning, Edimburgo: Edinburgh University Press. |