Unidade Curricular:Código:
Gestão de Conhecimento833GCON
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Informática (Sistemas de Informação e Multimedia)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Estudar os fundamentos da gestão de conhecimento organizacional. Enquadrar a gestão de conhecimento com os objectivos estratégicos de uma organização, e com o sistema de informação. Elaborar sobre o recurso conhecimento, sistemas e meios digitais capazes de realizar a sua exploração, integrando os recursos humanos e práticas sociais
Conteúdos Programáticos:
Fundamentos da Gestão de Conhecimento; A sociedade da informação e do conhecimento; Tipos de conhecimento organizacional; Práticas de GC nas Organizações; memórias organizacionais; aprendizagem organizacional; Comunidades de Práticas; Intranets e portais corporativos; Gestão de Competências; Taxionomias de competências; Sistemas de gestão de competências.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento que exploram o tema do conhecimento no contexto da sociedade da informação e o seu impacte para o indivíduo e para as organizações. Propõe o estudo do tema de modo a enquadrar os desafios que se colocam para a criação de sistemas de suporte à gestão do conhecimento com recurso ao digital.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a compreensão dos princípios fundamentais da aplicação da gestão de conhecimento nas organizações.
A avaliação da componente teórico-prática inclui:
• 1 Teste escritos de avaliação individual sobre a matéria leccionada durante as aulas
• Desempenho do aluno: assiduidade, resolução de problemas e participação activa nas aulas.
A avaliação da componente prática inclui:
• O desenvolvimento de uma revisão bibliográfica e consequente análise, desenvolvimento e apresentação de trabalhos monográficos na área da Gestão de Conhecimento Organizacional.
• Apresentação e discussão no final do semestre do trabalho.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que focam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de gestão de conhecimento estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais das organizações, e enquadrá-los na área da engenharia de software.
Bibliografia:
[1] Dalkir, K. (2011). Knowledge Management in Theory and Practice, The MIT Press
[2] Gouveia, L. (2014). Notas para uma abordagem à Gestão do Conhecimento. UFP.
Bibliografia complementar
[a] Nonaka, I. and Takeuchi, H. (1995) The Knowledge-Creating Company, Oxford University Press.
[b] Drucker, P. (1998) The Coming of the New Organisation, Harvard Business Review on Knowledge Management, Harvard Business School Press, pp. 1-20.
[c] Davenport, T. and Prusak, L. (2000) Working Knowledge, Harvard Business School Press.
Docente (* Responsável):