Unidade Curricular:Código:
Eletrónica Aplicada832ELAP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Informática7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo principal da disciplina de Eletrónica Aplicada é o de fornecer ao aluno um conhecimento introdutório sobre a teoria das redes elétricas, e dotar o aluno de um conhecimento geral sobre as bases dos sistemas eletrónicos da tecnologia atual, bem como uma prática laboratorial sólida que permite adquirir conhecimento sobre os aparelhos de medida fundamentais e sobre o funcionamento real dos circuitos elétricos e eletrónicos.
Conteúdos Programáticos:
1. Fundamentos. Tensão, corrente e potência elétrica. Elementos resistivos. Lei e Ohm.
2. Análise de redes resistivas. Leis de Kirchoff. Associação de resistências. Teoremas. Métodos sistemáticos.
3. Análise de redes reativas. Condensador, bobine e transformador. Redes RLC de 1ª e 2ª ordem.
4. Análise de redes reativas em regime forçado sinusoidal. Corrente alternada. Potência. Redes trifásicas.
5. Realização de trabalhos laboratoriais. Associação experimental de séries e paralelos de resistências, e conversões estrela-triângulo. Verificação experimental das Leis de Kirchhoff. Verificação experimental do esquema equivalente de Thévenin. Manipulação experimental dos comportamentos indutivo, capacitivo e ressonância de redes RLC série.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados anteriormente cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados acima, dado que os tópicos principai incluídos no programa, tais como: fundamentos de corrente, tensão, potência e conservação da energia elétrica, métodos de análise de redes resistivas, de redes reativas, análise de redes reativas em regime forçado sinusoidal e realização de trabalhos laboratoriais, cobrem os principais aspetos do estudo que habilita o aluno a realizar o cálculo e dimensionamento de circuitos resistivos e reativos recorrendo às leis e teoremas dos circuitos elétricos e eletrónicos, bem como a efetuar a análise e a montagem de circuitos eletrónicos elementares em corrente contínua e alternada.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
CONTÍNUA: Dois testes teórico-práticos (50%), um teste prático laboratorial (25%), quatro trabalhos de aula/relatórios (20%), assiduidade, empenho e participação nas aulas práticas laboratoriais (5%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de análise de circuitos eletrónicos estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de análise e montagem de circuitos, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para compreender e aplicar este tipo de técnicas no desenvolvimento de circuitos elétricos e eletrónicos usados no âmbito da Engenharia Informática.
Bibliografia:
Silva, M. M., Introdução aos Circuitos Elétricos e Eletrónicos, Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª Ed., 2006.
Meireles, V., Circuitos Elétricos, 5ªed., Revista, Lidel – Edições Técnicas, 2009.
Alexander, C. K., Sadiku, M. N. O., Fundamentals of Electric Circuits, 2nd ed.., McGraw-Hill, International Edition 2003.
Ribeiro, N. M., Protocolos para Trabalhos Laboratoriais de Eletrónica Aplicada, FCT, UFP, 2003.
Kaplan, D. M., White, C. G., Hands-On Electronics: A Practical Introduction to Analog and Digital Circuits, Cambridge University Press, 2003.
Faria, J. A. Brandão, Análise de Circuitos, Instituto Superior Técnico, 2013.
Cuesta, L. M., Padilla, A. G., Dominguez, F. R., Eletrónica Analógica, Colecção Schaum, McGraw-Hill, 2001.
Irwin, J. David, Basic Engineering Circuit Analysis, 3rd Ed., Wiley, 2002.
Docente (* Responsável):
André Ribeiro Pinto (arpinto@ufp.edu.pt)