Unidade Curricular:Código:
Energia, Ambiente e Sustentabilidade831EASU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Informática3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
A introdução desta Unidade Curricular, opcional, tem por objetivo complementar o conhecimento do papel e o impacto ambiental das diversas formas de exploração, produção e uso de energia. Será dado um especial enfase ao impacte nas alterações climáticas.
As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão:
• Trabalho autónomo e em equipa;
• Capacidade de Organização e de Planeamento;
• Capacidade para tomar decisões;
• Capacidade de auto-aprendizagem;
• Capacidade de aplicação de conhecimentos;
• Capacidade de adaptação a situações novas;
• Capacidade de Comunicação Oral e Escrita;
• Desenvolvimento de Relações interpessoais.
No final, o aluno deve possuir competências específicas como:
• Conhecer o papel da energia nos diversos modelos de desenvolvimento humano;
• Conhecer os diferentes recursos energéticos, formas de produção e impactes ambientais associados;
• Conhecer as políticas energéticas, nacionais e internacionais.
Conteúdos Programáticos:
Capítulo 1 - Conceitos introdutórios
1.1. Ambiente e desenvolvimento humano
1.2. Energia
1.3. Energia e ambiente
Capítulo 2 - Energia: Produção e impacte ambiental
2.1. Energias não renováveis
2.2. Energias renováveis
2.3. Estatísticas de energia
Capítulo 3 - Política energética da União Europeia
Capítulo 4 – O sistema energético Português
4.1. Caracterização do sistema energético nacional
4.2. Política nacional para a energia
4.3. O papel da ERSE
Capítulo 5 – Energia e Alterações Climáticas
5.1. O papel do IPCC
5.2. Estratégias de mitigação e adaptação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que os tópicos incluídos no programa cobrem de forma aprofundada aspetos do estudo relacionados com a produção de energia e seus impactes ambientais, incluindo a gestão das emissões de CO2 e o impacte das tecnologias CAC.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados, bem como de dois testes individuais, sem consulta.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global dos problemas de energia e ambiente pelos alunos, bem como as políticas e as técnicas aplicáveis na sua resolução, incluindo a gestão das emissões de CO2 e o impacte das tecnologias CAC. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas, ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais.
Bibliografia:
- Andrews, J. and Jelley, N. (2007). Energy Science, Principles, technologies and impacts. Oxford University Press. ISBN: 978-0-19-928112-1.
- APA (2018). REA 2018.
- Developments and innovation in carbon dioxide (CO2) capture and storage technology: Carbon dioxide (CO2) storage and utilisation (Volume 2). Edited by M. Mercedes Maroto-Valer, Heriot-Watt University, UK. Woodhead Publishing Series in Energy No. 16.
- European Commission. Em linha: ec.europa.eu/energy/en/home
- International Energy Agency. Em linha: www.iea.org
- Jorgen Randers (2012). 2052: A Global Forecast for the Next Forty Years. Chelsea Green Publishing. ISBN: 978-1-60358-421-0
- Meadows, D., Randers, J. and Meadows, D. (2004). Limits to Growth. The 30-Year Update. Chelsea Green Publishing Company, USA. ISBN 1-931498-51-2.
- Steve Rackley (2009). "Carbon Capture and Storage".Publisher: Butterworth-Heinemann. ISBN: 1856176363
- ZEP. Zero emissions Platform. Em linha: www.zeroemissionsplatform.eu
Docente (* Responsável):
Nelson Azevedo Barros (nelson@ufp.edu.pt)