Unidade Curricular:Código:
Computação Móvel833CMOV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Informática (Sistemas de Informação e Multimedia)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Neste curso pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre as origens e evolução histórica dos sistemas ubicomp bem como dos fundamentos, características e tecnologias que estão na base destes sistemas. Os alunos deverão ganhar aptidões na revisão, caracterização e utilização de sistemas ubicomp, das tecnologias que estão na base desses sistemas, dos aspectos de contexto e dos requisitos de sistema indispensáveis ao seu funcionamento, bem como de formas de implementação de soluções embebidas, que utilizem sensores, actuadores e microcontroladores para integrarem estes sistemas num contexto físico e lógico concreto. Pretende-se ainda que os alunos demonstrem competências de autoaprendizagem e autonomia tanto na exploração e caracterização de sistemas ubicomp como também no desenho, planeamento, implementação e avaliação destes sistemas, com particular relevo no planeamento e desenvolvimento de soluções embebidas baseadas em microcontroladores.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução aos Sistemas Ubíquos e Móveis
2. Tecnologias de Redes Locais sem Fios
3. Protocolos, Redes e Serviços
4. Sistemas Baseados em Micro-controladores
5. Localização e Contextualização
6. Requisitos de Sistema
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão coerentes com os objectivos de aprendizagem na medida em que abordam todos os temas sobre sistemas ubicomp que deverão ser dominados pelos alunos no final da unidade curricular. Em particular começa-se por caracterizar os diferentes aspectos e requisitos fundamentais inerentes aos sistemas ubicomp bem como as tecnologias que estão na base destes sistemas. Particulariza-se inicialmente o estudo nas tecnologias de comunicação e rede que permitem a interligação entre sistemas ubicomp e posteriormente abordam-se os aspectos relacionados com a representação e gestão do contexto, localização, energia, adaptação, segurança, etc., que são fundamentais nos sistemas ubicomp. Paralelamente abordam-se na prática várias tecnologias que permitem embeber sensores e actuadores em objetos e serviços que apoiam atividades do dia-a-dia. Os objectivos da aprendizagem estão portanto alinhados com os temas abordados ao nível teórico como também dos exemplos práticos concreti
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas (TP) e práticas (PR). A metodologia de ensino utilizada no âmbito das aulas TP baseia-se na exposição oral dos conteúdos programáticos bem como na discussão das principais questões sobre os temas abordados. Paralelamente, no contexto das aulas práticas laboratoriais, os alunos têm oportunidade de contatar com plataformas concretas de hardware (cf. microcontroladores, sensores, actuadores e módulos de comunicação) vulgarmente utilizados e aplicados em sistemas ubicomp. A avaliação é contínua, contemplando em partes iguais a componente TP e PR. A componente TP é avaliada por um exame realizado no final do semestre. A componente PR é avaliada por dois elementos de peso igual: i) a realização de um artigo propondo um sistema ubicomp; ii) a implementação em laboratório de um sistema embebido com requisitos propostos durante o semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino aplicadas nesta unidade curricular procuram levar os alunos a conhecer os últimos desenvolvimentos teóricos e práticos aplicados em sistemas ubicomp, bem como a desenvolver competências para a investigação e prática nesta área. A vertente proporcionada pelas aulas práticas laboratoriais permite um contato com tecnologias atuais utilizadas no desenvolvimento de sistemas ubicomp facilitando portanto uma aproximação à manipulação de microcontroladores, sensores, actuadores e módulos de comunicação. Esta experiência e contato com contextos práticos específicos permite ainda melhorar as capacidades de análise e reflexão sobre sistemas existentes, que é essencial na obtenção de competências técnicas e de desenvolvimento nesta área.
Bibliografia:
[1] Jackob E. Bardram et al., Ubiquitous Computing Fundamentals, CRC Press, Taylors & Francis Group, Ed. John Krumm, 2010.
[2] M. Weiser, The Computer for the Twenty-First Century. Scientific American, Vol. 265, No. 3, September 1991, pp. 94-104.
[3] M. Satyanarayanan, Pervasive Computing: Vision and Challenges. IEEE Personal Communications, Vol. 8, No. 4, August 2001.
[4] G. Coulouris, J. Dollimore & T. Kindberg, Distributed Systems: Concepts and Design, 4th Edition, Addison Wesley, 2005.
[5] W. Stallings, Wireless Communications & Networks. 2nd Edition, Prentice Hall 2002.
[6] A. Tanenbaum, Computer Networks. 4th Edition, Prentice Hall 2003.
Docente (* Responsável):
Rui Silva Moreira (rmoreira@ufp.edu.pt)