Unidade Curricular:Código:
Concepção de Jogos de Computador832CJCO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina tem por objectivo apresentar os fundamentos da programação de jogos de computador, assim como demonstrar a sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento. Pretende-se também apresentar as diferentes tendências da programação e desenvolvimento de aplicações de software e efectuar uma transição para os jogos de computador e outras simulações interactivas, assim como demonstrar que o desenvolvimento deste tipo de aplicações pode ser efectuado por diferentes públicos com diferentes interesses e competências. Serão também apresentados os fundamentos da algoritmia, programação e engenharia de software para a concepção, desenvolvimento e implementação de jogos e simulações interactivas.
Conteúdos Programáticos:
1. PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES EM DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO
1.1. Algoritmia e programação de computadores
1.2. Computação móvel
1.3. Computação em nuvem
1.4. Programação de dispositivos móveis
1.5. Programação de jogos
2. INDÚSTRIA DE JOGOS DE COMPUTADOR
2.1 Desenvolvimento de jogos de computador
2.2 História recente da programação de jogos
2.3 Jogos para dispositivos móveis
2.4 Plataformas e ambientes de desenvolvimento
3. ALGORITMIA E PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
3.1. Modelação e resolução de problemas
3.2. Engenharia de software
3.4. Engenharia de software para o desenvolvimento de jogos
3.5. Arquitectura de software para um jogo
3.6. Algoritmos para o desenvolvimento de jogos
4. Ambientes integrados de desenvolvimento de jogos
4.1. Framework Phaser
4.2. Linguagem de programação JavaScript
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais da concepção de jogos, representação e execução de algoritmos são apresentados no capítulo introdutório, no capítulo seguinte é abordado um pouco da evolução da indústria de jogos e finalmente nos últimos capítulos são estudados as principais estruturas para a programação e concepção de jogos, bem como os ambientes de desenvolvimento. Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos práticos executados recorrendo a software específico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático. Nestas aulas serão apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa, bem como serão realizados exercícios onde irão ser colocados em prática os conceitos previamente apresentados. A avaliação resulta de pequenos trabalhos práticos propostos pelo docente e que são efetuados e defendidos pelos alunos ao longo do semestre, bem como da implementação de um projeto prático que engloba todos os conhecimentos adquirido durante o semestre. Outro parâmetro em consideração é o desempenho do aluno em sala de aula e a sua assiduidade durante o período letivo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, são também apresentados casos de estudo concretos e implementados diversos projetos recorrendo a ferramentas de software. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. Nesta unidade curricular os conceitos relacionados com a concepção de jogos são apresentados e aplicados na resolução de trabalhos práticos.
Bibliografia:
[1] Vasconcelos, J., Ribeiro, N. M. (2013) Tecnologias de Programação de Jogos. FCA-Editora de Informática.
[2] Ernest Adams (2010) Fundamentals of Game Design, Second Edition, New Riders Games, Pearson Education.
[3] Albert Sweigart (2010) Invent Your Own Computer Games with Python, 2nd Edition, http://inventwithpython.com, ISBN: 978-0-9821060-1-3.
[4] Fullerton (2008) Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games, Morgan Kaufmann.
[5] Kelvin Sung (2009) Computer Games and Traditional Games Computer Science Courses, Communications of the ACM, Vol. 52, Nº 12.
[6] Jesse Schell (2008) The Art of Game Design: A Book of Lenses, Morgan Kaufmann, Elsevier.
[7] Carlos Lé Velasquez (2010) Modelo de Engenharia de Software para o Desenvolvimento de Jogos e Simulações Interactivas, Dissertação de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa.
Docente (* Responsável):
Ana Ribeiro Gomes (argomes@ufp.edu.pt)