Unidade Curricular:Código:
Bases de Dados832BDAD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem os seguintes objectivos de aprendizagem:
• Conhecer a arquitetura clássica de um SGBD, identificando os seus componentes
• Analisar e desenhar logicamente modelos de bases de dados, utilizando o modelo ER
• Desenhar e otimizar fisicamente modelos de bases de dados
• Utilizar a Álgebra Relacional como linguagem de consultas
• Escrever consultas em SQL
• Compreender as estruturas de armazenamento, e otimizar índices
• Compreender as implicações do controlo de concorrência
• Adequar os acessos SQL para minimizar problemas de concorrência
• Compreender a recuperação
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução
1.1. Arquitectura de referência de um SGBD (ANSI)
1.2. Componentes de um SGBD
2. O Modelo Relacional
2.1. Relações
2.2. Regras de integridade
2.3. Dependências Funcionais e Multi-valor
2.4. Normalização
2.5. Formas Normais
3. Concepção de Bases de Dados Relacionais
3.1. Modelo Entidade-Relacionamento (ER)
3.2. Conceitos básicos do Modelo ER
3.3. Mapeamento do modelo ER em relacional
4. Álgebra Relacional
4.1. Operadores da álgebra
5. SQL: Structured Query Language
5.1. SQL e Álgebra Relacional
6. Armazenamento
6.1. Modelos de Armazenamento
6.2. Análise de NSM, DSM, PAX
7. Controlo de Concorrência
7.1. Transações e conflitos
7.2. Escalonamentos
7.3. Algoritmos de controlo de concorrência
7.4. Níveis de isolamento
8. Recuperação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos cobrem os objectivos previstos, estando organizados em unidades que cobrem os componentes principais de um SGBD. Sendo uma unidade curricular de introdução a Bases de Dados, os conteúdos são organizados por forma a cobrir os componentes principais da arquitectura de um SGBD. Os objectivos de análise e de conceção de modelos são endereçados nos tópicos 2 e 3. O tópico 5 (SQL) fornece aos alunos o conhecimento necessário para manipularem programaticamente um SGBD.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Exames e trabalhos. Como todos os alunos dispõem de um portátil, instalam um SGBD com o qual trabalham durante toda a unidade curricular.
As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se no desenvolvimento de mini-trabalhos, geralmente implicando a construção desde a conceção de uma base de dados. A base de dados construída é utilizada para resolução de exercícios. A instalação, configuração e administração da base de dados fica a cargo dos alunos.
O método de avaliação compreende duas componentes:
A avaliação da componente teórico-prática inclui:
• 2 Testes escritos de avaliação individual
• O desempenho do aluno, incluindo assiduidade, resolução de problemas e participação activa nas aulas.
A avaliação da componente prática-laboratorial inclui:
• A entrega nos prazos dos exercícios propostos.
• A apresentação final do projeto de base de dados desenvolvida
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos cobrem os objectivos previstos, estando organizados em unidades que cobrem os componentes principais de um SGBD. Sendo uma unidade curricular de introdução a Bases de Dados, os conteúdos são organizados por forma a cobrir os componentes principais da arquitectura de um SGBD. Os objectivos de análise e de conceção de modelos são endereçados nos tópicos 2 e 3. O tópico 5 (SQL) fornece aos alunos o conhecimento necessário para manipularem programaticamente um SGBD.
Bibliografia:
[1] Feliz Gouveia, Fundamentos de Bases de Dados, Fca, 2014.
[2] Chris J. Date, An Introduction to Database Systems, 6º ed., Addison-Wesley, USA, 1995.
[3] Luís Damas, SQL: Structured Query Language, FCA, Lisboa, 2000.
[4] Jeffrey Ullman, Jenniffer Wisdom, A First Course in database Systems, Prentice-Hall, 2000.
[5] Philip A. Bernstein, Vassos Hadzilacos, Nathan Goodman, Concurrency Control and Recovery in
Database Systems, Addison-Wesley, 1987.
Docente (* Responsável):
Feliz Ribeiro Gouveia (fribeiro@ufp.edu.pt)