Unidade Curricular:Código:
Redes de Computadores I1093RCO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Descrever e identificar as características fundamentais dos sistemas de comunicação por camadas.
2. Explicar as bases teóricas da teoria da informação e aplicar os teoremas de Nyquist e Shannon-Hartley.
3. Descrever os mecanismos de transmissão e codificação dos dados.
4. Descrever as características e aplicações dos diferentes meios de transmissão.
5. Elencar as funções e aplicar os algoritmos utilizados na camada de ligação lógica.
6. Desenhar, simular e avaliar o desempenho de protocolos de ligação lógica.
7. Descrever as características das redes de área local (LANs) e avaliar o desempenho dos protocolos de acesso ao meio.
8. Identificar e descrever os componentes da arquitetura IEEE 802.
9. Desenhar, implementar, configurar, testar e gerir LANs Ethernet de classe empresarial (com redundância e redes locais virtuais).
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução. Hardware/Software de Redes. Modelos de Referência. Normalização.
2. O Nível Físico. Transmissão de dados. Codificação de dados. Meios de Transmissão.
3. O Nível de Ligação de Dados. Requisitos. Delimitação de Tramas. Controlo de Erros. Controlo de Fluxo. Exemplos de protocolos de Ligação Lógica
4. Redes Locais de Computadores (LANs). Topologias. Protocolos de acesso ao meio. Arquitetura IEEE 802. Ethernet.
5. Interligação de LAN’s. Estendendo a LAN: Repetidores e HUBs. Limitando domínios de colisão: Bridges e Switches. Protocolo Spanning Tree. Limitando domínios de difusão: Redes Locais Virtuais. Protocolos 802.1Q, GVRP, VTP.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Nesta unidade curricular os conceitos fundamentais da organização das redes de computadores são apresentados no capítulo introdutório, os níveis físico e de ligação de dados são apresentados nos dois capítulos seguintes e finalmente é efetuado o estudo das redes locais de computadores. Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com casos de uso reais executados em ambiente de laboratório recorrendo a simuladores e equipamentos de rede.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nas aulas práticas os alunos são confrontados com problemas reais que têm que resolver eventualmente recorrendo a equipamentos físicos ou virtuais (no contexto de simuladores) apropriados.
A avaliação será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Prática = 0,8*Trabalho Prático + 0,2*Fichas Práticas
Nota Teórica = (Teste Teórico 1 + Teste Teórico 2)/2
Nota Final = (2*Nota Teórica + Nota Prática) / 3
Tanto a Nota Prática como a Nota Teórica têm que ser positivas (>= 9,5) para serem consideradas para a determinação da nota final. Se alguma das componentes não for positiva a unidade curricular não será concluída, ficando a componente positiva preservada durante o período indicado nos regulamentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os objectivos de aprendizagem estão centrados na compreensão do funcionamento das redes de computadores estruturadas de acordo com modelos por camadas. Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre o nível físico e de ligação lógica bem como sobre redes locais de computadores (LANs). A resolução de exercícios práticos e projetos, implicando desenho concetual, mas também tarefas de configuração, implementação, teste e gestão de redes locais de computadores de classe empresarial permite aos alunos adquirirem as competências necessárias.
Bibliografia:
[1] Tanenbaum, A. – “Computer Networks 5th Edition – Prentice Hall 2010
[2] Stallings, W. –“Data and Computer Communications 10th edition” – Prentice Hall 2013.
[3] Commer, D. –“Internetworking with TCP/IP, volume 1, 6th edition” – Prentice Hall 2013.
Docente (* Responsável):
Bruno Andrade Gomes (bagomes@ufp.edu.pt)
Pedro Sobral (pmsobral@ufp.edu.pt)