Unidade Curricular:Código:
Laboratório WEB do Lado Cliente1093LWLC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Informática6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos de programação recorrendo a uma linguagem Javascript. Serão abordadas o uso de frameworks em javascript de forma a apoiar o desenvolvimento dos trabalhos práticos e projeto desta unidade curricular. Pretende-se explorar o desenvolvimento web frontend.
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
-Estruturar e Planear uma nova aplicação web
-Elaborar um Mockup de uma nova aplicação web
-Entender e descrever quais são os princípios de programação client-side / frontend
-Saber usar uma framework Javascript
-Aptos a desenvolver uma aplicação web frontend
-Aptos a desenvolver Páginas web responsivas utilizando frameworks CSS / JS existentes
Conteúdos Programáticos:
0. Apresentação
0.1. Enquadramento e Objectivos
0.2. Metodologia e Sistema de Avaliação
0.3. Conteúdo Programático e Bibliografia
1. Introdução HTML / CSS
2. Introdução a Linguagem Javascript
3. Sintaxe de Programação Javascript
4. Aplicações Web
5. Framework React
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos previstos, estando organizados em unidades que permitem estudar as principais áreas que caracterizam o desenvolvimento de frontend web. Inicialmente é feita uma introdução para permitir a elaboração de páginas estáticas. Depois serão abordados os conceitos da nova linguagem de programação web que será apresentada, sendo que é feito um paralelismo com a anterior linguagem C já lecionada no curso. Por fim, finaliza-se esta unidade curricular apresentando desenvolvimento de frontend web com a utilização de uma Framework JavaScript, e as suas particularidades/conceitos. Os objetivos da aprendizagem são atingidos complementando estes conceitos com exemplos concretos executados em ambiente de laboratório recorrendo a exercícios práticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial, onde são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nessas aulas os alunos são confrontados com problemas reais que eles têm que resolver. A avaliação será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota final = 60% Teórica + 40% Prática
Nota teórica = Frequência
Nota prática = 60% Projeto final + 40% Av. Continua (4º mini-trabalhos com peso equitativo)
As notas obtidas anteriormente devem ser positivas (>= 9,5) para serem consideradas para a determinação da nota final. Se alguma das componentes não for positiva a unidade curricular não será concluída (cf. regulamentos da UFP).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objetivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas. Isto garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área de conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo às ferramentas apropriadas. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação é constituído por frequência(s) e trabalho(s) prático(s) permitindo manter um equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objetivo é formar profissionais conhecedores das técnicas, ferramentas, e do estado da arte. Nesta unidade curricular os conceitos relacionados com a área de desenvolvimento web são apresentados e avaliados através de frequência(s) e posteriormente aplicados num projeto.
Bibliografia:
JavaScript: The Good Parts by Douglas Crockford (O'Reilly Media).
JavaScript Patterns by Stoyan Stefanov (O'Reilly Media).
JavaScript: The Definitive Guide, 6th Edition by David Flanagan (O'Reilly Media).
Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming, 2nd Edition by Marijn Haverbeke.
ECMAScript® 2016 Language Specification The JavaScript standard document.