Unidade Curricular:Código:
Concepção de Jogos de Computador831CJCO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem por objetivo introduzir os conceitos sobre a concepção de jogos de computador e as tecnologias que as suportam, bem como fornecer ao aluno o conhecimento sobre o desenvolvimento de jogos.
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
- Definir o conceito de jogo de computador, bem como reconhecer a história e o mercado dos jogos de computador
- Efetuar o design de jogos de computador
- Entender a produção de jogos de computador
- Perceber os conceitos de jogador, experiência do jogador e de jogabilidade
- Compreender as diferentes plataformas de desenvolvimento de jogos existentes
- Desenvolver um jogo de computador usando uma plataforma apropriada
- Compreender os conceitos de pitch e post mortem de jogos
Conteúdos Programáticos:
1. Definição de Jogo de Computador
2. História e Mercado dos Jogos de Computador
3. Design de Jogos de Computador
4. Produção de Jogos de Computador
5. Os conceitos de jogador, experiência do jogador e de jogabilidade
6. Plataformas de desenvolvimento de jogos
7. Desenvolvimento de jogos com Unity
8. Pitch e Post Mortem de Jogos de Computador
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais de concepção de jogos de computador são apresentados através das diferentes secções dos conteúdos programáticos. Os objetivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos práticos. As diferentes tarefas do processo de desenvolvimento de jogo de computador são aplicadas num projeto proposto aos alunos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático, onde são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Os alunos têm ainda oportunidade de aplicar e desenvolver um projeto concreto que complementam a base de experiências sobre os temas abordados. A avaliação é contínua, através da realização de dois testes escritos (30% cada) aplicados durante o semestre sobre a matéria lecionada em sala de aula. A avaliação é ainda complementada com um projeto prático que consiste no desenvolvimento de um jogo de computador (40%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teórico-práticas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, é também apresentado um jogo / caso de estudo concreto e implementado recorrendo a uma plataforma de desenvolvimento de jogos. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por dois testes teóricos e um trabalho prático garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objetivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura.Nesta unidade curricular os conceitos relacionados com a concepção de jogos são apresentados e aplicados na resolução de um trabalho prático.
Bibliografia:
[1] Vasconcelos, J. B., Ribeiro, N. “Tecnologias de Programação de Jogos”, FCA, 2013.
[2] Martinho, C., Santos, P., Prada, R., “Design e Desenvolvimento de Jogos”, FCA, 2014.
[3] Simões, A., “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity”, FCA, 2017.
[4] Schell, J., “The Art of Game Design A Book of Lenses”, 3ed, CRC Press, 2019.
[5] Fullerton, T., “Game Design Workshop”, 4ed, CRC Press, 2018.