Unidade Curricular:Código:
Segurança e Saúde no Trabalho997SST
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
• Identificar as principais barreiras do corpo para a ação de agentes tóxicos
• Compreender os principais mecanismos de defesa imunológico humano
• descrever os principais grupos de agentes biológicos
• Medidas para prevenir e proteger individual e coletiva
• Compreender e analisar documentos legais
• descrever os principais grupos de produtos químicos
• Compreender os efeitos das exposições combinadas
• Especificar os procedimentos de calibração de instrumentos para a leitura
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos e definições
2. Princípios fundamentais da prevenção
3. Causas e consequências dos acidentes de trabalho e doenças profissionais.
4. Controlo de riscos associados a locais e postos de trabalho e equipamentos de trabalho
5. Segurança de equipamentos de trabalho
6. Trabalhos com riscos especiais
6.1 Trabalhos em espaços confinados
6.2 Trabalhos em altura
6.3 Trabalhos em escavações
6.4 Trabalhos de demolição
6.5 Trabalho no transporte de matérias perigosas
7. Segurança de máquinas e equipamentos: proteção de máquinas
8. Transporte mecânico de cargas: riscos, medidas preventivas e de proteção
9. Transporte manual de cargas: riscos, medidas preventivas e de proteção
10. Armazenagem, utilização e eliminação de produtos químicos perigosos: riscos, medidas preventivas e de proteção.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspetos em SST.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
ASFAHL, C. R. (1999). Gestão de Segurança do Trabalhado e de saúde ocupacional. Reichman & Autores Editores
CABRAL, F. & ROXO, M. (2004). Segurança e Saúde no Trabalho. Legislação Anotada. Almedina, 3ª ed.
CABRAL, F. & VEIGA R. (2006). Higiene, Segurança, Saúde e Prevenção de Acidentes de Trabalho. Um guia prático imprescindível para a sua actividade diária. Verlag Dashöfer, Vol. 2, 23ª actualização
FREITAS, L. C. (2005). Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Vol. II
MACEDO, R. M. (1988). Manual de Higiene do Trabalho na Indústria. Fundação Callouste Gulbenkian
ROBERTS-PHELPS, G. (2001). Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Jogos para formadores. Monitor, 1ª ed.
MIGUEL, A. S. S. R. (2007). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto Editora. 10ª edição. pp. 83-114, 299-364.
NUNES, F. M. D. O. (2009). Segurança e Higiene do Trabalho – Manual Técnico. Cooptécnica Gustave Eiffel. 2ª edição. pp. 41-96.
Docente (* Responsável):
Nelson Azevedo Barros (nelson@ufp.edu.pt)