Unidade Curricular:Código:
Segurança e Saúde no Trabalho997SST
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
• Identificar as principais barreiras do corpo para a ação de agentes tóxicos
• Compreender os principais mecanismos de defesa imunológico humano
• descrever os principais grupos de agentes biológicos
• Medidas para prevenir e proteger individual e coletiva
• Compreender e analisar documentos legais
• descrever os principais grupos de produtos químicos
• Compreender os efeitos das exposições combinadas
• Especificar os procedimentos de calibração de instrumentos para a leitura
Conteúdos Programáticos:
Noções básicas de biologia, microbiologia, toxicologia e epidemiologia. Principais agentes de risco biológico e químico, sua caracterização, classificação, prevenção e protecção. Legislação relacionado com agentes de risco. Efeitos resultantes de exposições combinadas. Procedimentos de calibração dos instrumentos de leitura. Sistemas de ventilação e condicionamento de ar.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Introdução: pretende-se com este item enquadrar a temática a desenvolver nesta unidade curricular e rever alguns conceitos relacionados com a biologia dos microrganismos e do Homem.
2. Agentes Biológicos: faz-se a caracterização geral dos principais agentes de risco biológico, sua relação com as atividades laborais e medidas de prevenção a ter em conta
3. Agentes Químicos: faz-se a caracterização dos agentes de risco químico, a sua relação com as atividades laborais e medidas de prevenção e proteção a ter em conta, bem como critérios de avaliação da exposição.
4. Outros aspetos relacionados com a higiene do trabalho: faz-se compreender os efeitos resultantes de exposições combinadas e os principais problemas dos sistemas de ventilação e condicionamento de ar e define-se medidas de minimização.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
ASFAHL, C. R. (1999). Gestão de Segurança do Trabalhado e de saúde ocupacional. Reichman & Autores Editores
CABRAL, F. & ROXO, M. (2004). Segurança e Saúde no Trabalho. Legislação Anotada. Almedina, 3ª ed.
CABRAL, F. & VEIGA R. (2006). Higiene, Segurança, Saúde e Prevenção de Acidentes de Trabalho. Um guia prático imprescindível para a sua actividade diária. Verlag Dashöfer, Vol. 2, 23ª actualização
FREITAS, L. C. (2005). Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Vol. II
MACEDO, R. M. (1988). Manual de Higiene do Trabalho na Indústria. Fundação Callouste Gulbenkian
ROBERTS-PHELPS, G. (2001). Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Jogos para formadores. Monitor, 1ª ed.
MIGUEL, A. S. S. R. (2007). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto Editora. 10ª edição. pp. 83-114, 299-364.
NUNES, F. M. D. O. (2009). Segurança e Higiene do Trabalho – Manual Técnico. Cooptécnica Gustave Eiffel. 2ª edição. pp. 41-96.
Docente (* Responsável):
Teresa Jesus (tjesus@ufp.edu.pt)