Unidade Curricular: | Código: | ||
Sistemas de Gestão Ambiental | 997SGAS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se com esta unidade curricular dar a conhecer aos alunos os princípios fundamentais da implementação de um sistema de gestão ambiental. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam, na prática da sua vida profissional: reconhecer a importância da gestão ambiental, bem como do reconhecimento externo destas práticas de gestão; identificar os requisitos normativos associados com estes sistemas de gestão; responsabilizar-se por e/ou contribuir ativamente para a implementação de um SGA numa organização, nomeadamente ao nível da elaboração do inventário dos impactes das suas atividades sobre o ambiente, bem como da definição de mecanismos de controlo e monitorização que permitam a redução da significância desses impactes ambientais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Gestão Ambiental: motivações 2. Sistemas de Gestão Ambiental: enquadramento normativo; certificação. 3. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental seguindo a norma ISO 14001. 4. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental seguindo o Regulamento EMAS. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1. Gestão Ambiental: motivações - penquadrar a temática a desenvolver nesta unidade curricular: em que consiste a Gestão Ambiental, e quais as motivações para a sua prática ao nível organizacional. 2. Sistemas de Gestão Ambiental: enquadramento normativo e certificação: abordam-se os diversos referenciais normativos aplicáveis à Gestão Ambiental, sendo aqui também referido o processo de certificação de um sistema de gestão. 3. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental seguindo a norma ISO 14001: requisitos desta norma e a sua aplicação prática. Os conteúdos teóricos serão acompanhados com casos de estudo e aplicações relacionadas com a realidade profissional. 4. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental seguindo o Regulamento EMAS: requisitos deste regulamento e a sua aplicação prática. Os conteúdos teóricos serão acompanhados com casos de estudo e aplicações relacionadas com a realidade profissional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizadas visitas de estudo. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e da apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa realizados. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da gestão ambiental para as quais possam contribuir ativamente. Desta forma, as visitas de estudo, e os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Pinto, A. ISO 14001:2015 – um guia prático. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2018. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt) |