Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Gestão Ambiental997SGAS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta unidade curricular dar a conhecer aos alunos os princípios fundamentais da implementação de um sistema de gestão ambiental. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam, na prática da sua vida profissional: reconhecer a importância da gestão ambiental, bem como do reconhecimento externo destas práticas de gestão; identificar os requisitos normativos associados com estes sistemas de gestão; responsabilizar-se por e/ou contribuir ativamente para a implementação de um SGA numa organização, nomeadamente ao nível da elaboração do inventário dos impactes das suas atividades sobre o ambiente, bem como da definição de mecanismos de controlo e monitorização que permitam a redução da significância desses impactes ambientais.
Conteúdos Programáticos:
1. Gestão Ambiental: motivações
2. Sistemas de Gestão Ambiental: enquadramento normativo; certificação.
3. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental seguindo a norma ISO 14001.
4. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental seguindo o Regulamento EMAS.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Gestão Ambiental: motivações - penquadrar a temática a desenvolver nesta unidade curricular: em que consiste a Gestão Ambiental, e quais as motivações para a sua prática ao nível organizacional.
2. Sistemas de Gestão Ambiental: enquadramento normativo e certificação: abordam-se os diversos referenciais normativos aplicáveis à Gestão Ambiental, sendo aqui também referido o processo de certificação de um sistema de gestão.
3. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental seguindo a norma ISO 14001: requisitos desta norma e a sua aplicação prática. Os conteúdos teóricos serão acompanhados com casos de estudo e aplicações relacionadas com a realidade profissional.
4. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental seguindo o Regulamento EMAS: requisitos deste regulamento e a sua aplicação prática. Os conteúdos teóricos serão acompanhados com casos de estudo e aplicações relacionadas com a realidade profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizadas visitas de estudo.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e da apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa realizados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da gestão ambiental para as quais possam contribuir ativamente. Desta forma, as visitas de estudo, e os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
[1] Pinto, A. ISO 14001:2015 – um guia prático. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2018.