Unidade Curricular: | Código: | ||
Responsabilidade Social e Ética de Gestão | 997RSET | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Reconhecer a importância da sustentabilidade em contexto organizacional; reconhecer o papel da responsabilidade social e da Ética em Gestão na promoção da sustentabilidade organizacional; identificar os principais instrumentos de responsabilidade social empresarial e os principais valores norteadores de práticas éticas em contexto empresarial; conhecer os princípios da sua aplicação; responsabilizar-se por e/ou contribuir ativamente para a integração do conceito de Responsabilidade Social e Ética nos Sistemas de Gestão da empresa. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Sustentabilidade em contexto organizacional 2. Responsabilidade Social em contexto empresarial – definição e evolução histórica 3. Ética na Gestão – princípios e valores 4. Envolvimento com as Partes Interessadas. 5. Instrumentos de Responsabilidade Social Empresarial 6. Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social. 7. Casos de estudo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos abordados permitem a aquisição de conhecimentos relativos aos conceitos de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e de Ética aplicados ao nível de uma organização/empresa, bem como o contacto com os instrumentos de RSE mais frequentemente aplicados na prática. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizadas visitas de estudo. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e da apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa realizados. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nesta unidade curricular pretende-se explorar os conceitos de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, e Ética, em contexto organizacional, bem como a forma como estes conceitos surgiram e evoluíram no tempo até aos dias de hoje. No capítulo sobre Sustentabilidade estudam-se as dimensões da Sustentabilidade e a sua importância em contexto organizacional. A componente de Responsabilidade Social empresarial (RSE) explora as motivações e as dificuldades da aplicação prática da RSE, bem como os instrumentos de que as empresas dispõem para a sua implementação. São também estudados os principais referenciais normativos aplicáveis à RSE, com o objetivo de potenciar a capacidade de os alunos promoverem na prática a integração do conceito de RSE na gestão organizacional. Serão frequentemente analisados casos de sucesso relativos a práticas de RSE, com o objetivo de demonstrar a viabilidade e o interesse prático de promover a RSE. | |||
Bibliografia: | |||
1. Comissão das Comunidades Europeias (2002). Corporate Social Responsibility - A Business Contribution to Sustainable Development. 2. Santos, M.J.N. (coord.) (2005). Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Empresarial. Celta Editora: Oeiras. 3. ISO (2018). ISO 26000 and the SDGs 4. KPMG (2020) International Survey of Corporate Responsibility Reporting 5. SDG Compass. Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios |