Unidade Curricular:Código:
Responsabilidade Social e Ética de Gestão997RSET
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Reconhecer a importância da sustentabilidade em contexto organizacional; reconhecer o papel da responsabilidade social e da Ética em Gestão na promoção da sustentabilidade organizacional; identificar os principais instrumentos de responsabilidade social empresarial e os principais valores norteadores de práticas éticas em contexto empresarial; conhecer os princípios da sua aplicação; responsabilizar-se por e/ou contribuir ativamente para a integração do conceito de Responsabilidade Social e Ética nos Sistemas de Gestão da empresa.
Conteúdos Programáticos:
1. Sustentabilidade em contexto organizacional
2. Responsabilidade Social em contexto empresarial – definição e evolução histórica
3. Ética na Gestão – princípios e valores
4. Envolvimento com as Partes Interessadas.
5. Instrumentos de Responsabilidade Social Empresarial
6. Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social.
7. Casos de estudo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordados permitem a aquisição de conhecimentos relativos aos conceitos de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e de Ética aplicados ao nível de uma organização/empresa, bem como o contacto com os instrumentos de RSE mais frequentemente aplicados na prática.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizadas visitas de estudo.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e da apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa realizados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nesta unidade curricular pretende-se explorar os conceitos de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, e Ética, em contexto organizacional, bem como a forma como estes conceitos surgiram e evoluíram no tempo até aos dias de hoje. No capítulo sobre Sustentabilidade estudam-se as dimensões da Sustentabilidade e a sua importância em contexto organizacional. A componente de Responsabilidade Social empresarial (RSE) explora as motivações e as dificuldades da aplicação prática da RSE, bem como os instrumentos de que as empresas dispõem para a sua implementação. São também estudados os principais referenciais normativos aplicáveis à RSE, com o objetivo de potenciar a capacidade de os alunos promoverem na prática a integração do conceito de RSE na gestão organizacional. Serão frequentemente analisados casos de sucesso relativos a práticas de RSE, com o objetivo de demonstrar a viabilidade e o interesse prático de promover a RSE.
Bibliografia:
1. Comissão das Comunidades Europeias (2002). Corporate Social Responsibility - A Business Contribution to Sustainable Development.
2. Comissão das Comunidades Europeias (2011). A renewed EU strategy 2011-14 for Corporate Social Responsibility.
3. Rego, A., Cunha, M.F.; Costa, N.G. et al. (2006). Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. Lisboa: Editora RH.
4. Santos, M.J.N. (coord.) (2005). Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Empresarial. Celta Editora: Oeiras.