Unidade Curricular:Código:
Planeamento da Qualidade997PQUA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
No final desta Unidade Curricular os alunos devem ser capazes de:
- perceber a importância do recurso à gestão de projetos, apresentando os objetivos e as ferramentas mais usadas (planeamento e controlo do tempo, recursos e custos, estimação de custos, avaliação de projetos, análise de propostas...);
- Utilização de ferramentas de gestão de projetos, incluindo aplicações informáticas;
- Experimentação e simulação, procurando identificar soluções de projeto alternativas e testar a sua viabilidade;
- Interpretação de resultados de simulações efetuadas, comparando funções, custos e prazos de soluções alternativas
- fornecer aos alunos as competências na conceção de produtos e implementação de projetos.
- Desenvolvimento de competências no aluno da sua capacidade de conceber produtos e implementar o seu projeto, ensinando-o a definir metas, a determinar objetivos, a calcular o tempo necessário para a execução e a criar um calendário do projeto.
Conteúdos Programáticos:
1. Organização e Gestão da Qualidade:
2. Gestão pelo Valor
2.1. As Fases de aplicação de uma ação de análise de valor
2.2. Plano de trabalho
Orientação
Informação
Análise funcional
Recolha de ideias
Avaliação das ideias
Desenvolvimento de propostas
Apresentação de propostas
Implementação
2.3. Grupo de estudo. Composição e funcionamento
2.4. Definição de conceitos correntes em análise de valor. A Norma Portuguesa EN 1325-1
3. Orientações sobre Gestão de Projetos (ISO 21500)/ Fluxo de Processos (PMBOK)
3.1. Áreas de conhecimento
Integração de projetos
Escopo do projeto
Gestão do Cronograma
Custos
Qualidade
Recursos
Comunicações
Riscos
Aquisições
Partes Interessadas
3.2 Fluxo de processos
Iniciação
Planeamento
Execução
Monitoramento e controlo
4. Métodos de planificação
4.1 Duração, recusos e caminho critico
4.2 Métodos PERT e CPM
4.3 Planeamento com restrição de recursos
4.5 Aceleração de projetos: relação custo versus tempo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O planeamento da qualidade é caracterizada por uma frequente ocorrência de manifestações de falta de qualidade, incluindo defeitos e avarias em várias vertentes, desajustes face às exigências dos utilizadores, grandes desvios de custos e de prazos.Estes problemas resultam num descontentamento dos clientes. A unidade curricular de planeamento da qualidade procura apresentar e enquadrar a atividade da qualidade e os seus processos, em particular aqueles que se desenrolam a montante da fase de execução. Pretende-se ainda apresentar um conjunto de ferramentas de gestão de projetos de da qualidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Exposição oral, trabalho de grupo e estudo de casos.
A avaliação de conhecimentos será efetuada de forma contínua (AC), através da elaboração e apresentação de trabalhos realizados em grupo, a realizar em tempo de aula, incidindo sobre os temas lecionados; de forma periódica (AP), através de duas provas escritas com duração mínima de 1 hora e máxima de 1 hora e 30 minutos que se realizará em data a combinar com os alunos e que incidirá sobre os temas leccionados até ao momento de avaliação. A nota final (NF) da unidade curricular será calculada através de uma média ponderada entre a média aritmética simples da AC, a média aritmética simples da AP: NF = (0,30)AC+(0,70)AP
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino desenvolvem as capacidades de utilização de ferramentas de gestão de projetos, incluindo aplicações informáticas, experimentação e simulação, procurando identificar soluções de projeto alternativas e testar a sua viabilidade, interpretação de resultados de simulações efetuadas, comparando funções, custos e prazos de soluções alternativas.
Bibliografia:
Bulsara e Thakkar(2015) Product Design and Value Engineering,Second Edition, Charotar
Iver (2019) Value Engineering, Third Edition, New Age
KEZNER, H. (2006). Gestão de projetos : as melhores práticas, Porto Alegre : Bookman.
MIGUEL, A. (2006). Avaliação de Projectos, Lisboa : FCA.
PHILIPS, J. (2004). PMP : Project Management Professional : guia de estudo, Rio de Janeiro: Elsevier.
Project Management Institute, Inc. (2021) A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) , Pensilvânia, PMI, Inc.
Docente (* Responsável):
Fernando Bandeira (fband@ufp.edu.pt)
Vasco Costa (vcosta@ufp.edu.pt)