Unidade Curricular: | Código: | ||
Produção LEAN/Seis Sigma | 997PLSS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final desta Unidade Curricular os alunos devem ser capazes de: 1 – Desenvolver conhecimentos e competências na metodologia six sigma e na sua aplicação a diferentes contextos. 2- Perceber as diferentes etapas de definição e análise dos processos e suas funções associadas; 3- Analisar, compreender e ser capaz de utilizar um conjunto de ferramentas Lean Six Sigma de resolução dos principais problemas de gestão e melhoria dos processos e das operações; 4- Interpretar os desafios da gestão dos processos na busca da redução do desperdício e aumento da eficiência. 5- Construir um plano de experiências, conduzir uma experiência, analisar os resultados da experiência, planear a melhoria de produtos e processos robustos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Conceitos gerais Lean/Six Sigma: valor six sigma, nível sigma, DPMO e DPU. Nível sigma e custo da qualidade 2. Funções Six Sigma: Champion,Black Belt,Green Belt e White Belt 3. Ciclos Dmaic e Dmadv 4. Ferramentas Six Sigma 4.1. Poka Yoke 4.2. Planeamento de experiências 4.3. Controlo estatístico 4.4. Outras ferramentas para redução da variabilidade. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O ponto 1 do conteúdo programático introduz Conceitos gerais Lean/Six Sigma. O ponto 2 introduz as funções Six Sigma. O ponto 3 os ciclos Dmaic e Dmadv e o ponto 4 as ferramentas Six Sigma. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área do Lean/Six Sigma. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito do Lean/Six sigma. O método de avaliação compreende: - 1 teste escrito de avaliação (70% da classificação final) -1 trabalho grupo (30% da classificação final) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos no Lean/Six sigma. | |||
Bibliografia: | |||
1. Castro, R.A. (2016) Lean Six Sigma, 3ª Ed. ,IST 2. Pinto(2014)”Pensamento Lean”, 6ªEd. Lidel |