Unidade Curricular:Código:
Produção LEAN/Seis Sigma997PLSS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
No final desta Unidade Curricular os alunos devem ser capazes de:
1 – Desenvolver conhecimentos e competências na metodologia six sigma e na sua aplicação a diferentes contextos.
2- Perceber as diferentes etapas de definição e análise dos processos e suas funções associadas;
3- Analisar, compreender e ser capaz de utilizar um conjunto de ferramentas Lean Six Sigma de resolução dos principais problemas de gestão e melhoria dos processos e das operações;
4- Interpretar os desafios da gestão dos processos na busca da redução do desperdício e aumento da eficiência.
5- Construir um plano de experiências, conduzir uma experiência, analisar os resultados da experiência, planear a melhoria de produtos e processos robustos.
Conteúdos Programáticos:
1.Conceitos gerais Lean/Six Sigma: valor six sigma, nível sigma, DPMO e DPU. Nível sigma e custo da qualidade
2. Funções Six Sigma: Champion,Black Belt,Green Belt e White Belt
3. Ciclos Dmaic e Dmadv
4. Ferramentas Six Sigma
4.1. Poka Yoke
4.2. Planeamento de experiências
4.3. Controlo estatístico
4.4. Outras ferramentas para redução da variabilidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O ponto 1 do conteúdo programático introduz Conceitos gerais Lean/Six Sigma. O ponto 2 introduz as funções Six Sigma. O ponto 3 os ciclos Dmaic e Dmadv e o ponto 4 as ferramentas Six Sigma. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área do Lean/Six Sigma.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito do Lean/Six sigma.
O método de avaliação compreende:
- 1 teste escrito de avaliação (70% da classificação final)
-1 trabalho grupo (30% da classificação final)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos no Lean/Six sigma.
Bibliografia:
1. Castro, R.A. (2016) Lean Six Sigma, 3ª Ed. ,IST
2. Pinto(2014)”Pensamento Lean”, 6ªEd. Lidel
Docente (* Responsável):
Vasco Costa (vcosta@ufp.edu.pt)