Unidade Curricular: | Código: | ||
Metrologia | 997MTRG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nesta unidade curricular são aprofundados os conceitos e técnicas na área da metrologia. Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: • Identificar e gerir a função metrológica de uma organização; • Identificar as áreas da metrologia aplicáveis por atividade; • Selecionar os equipamentos de medição; • Entender a cadeia metrológica aplicável; • Conhecer e interpretar os regulamentos e legislação na área da metrologia; • Gerir programas de calibração/verificação; • Utilizar os equipamentos de medição e interpretar os dados. As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão: • Trabalho autónomo e em equipa; • Capacidade de organização e de planeamento; • Capacidade para tomar decisões; • Capacidade de auto-aprendizagem; • Capacidade de aplicação de conhecimentos; • Capacidade de adaptação a situações novas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Enquadramento da metrologia nos sistemas de gestão. Recursos de monitorização e de medição. Análise da adequabilidade aos tipos específicos de atividades de monitorização e de medição. Sistema internacional de unidades. A norma NP EN ISO 10012:2005 "Sistemas de gestão da medição - Requisitos para processos de medição e equipamentos de medição". Sistema de gestão da medição. Processo de medição. Característica metrológica. Confirmação metrológica. Função metrológica. Requisitos gerais para processos de medição e equipamento de medição. Confirmação metrológica e realização dos processos de medição. Incerteza da medição e rastreabilidade. Análise e melhoria do sistema de gestão da medição. Metrologia legal. Controlo metrológico. Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM). Conceitos fundamentais e gerais e termos associados. Vocabulário Internacional de Metrologia Legal (VIML). Atividades de metrologia legal. Estudo de casos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos formulados para a unidade curricular incluindo os processos metodológicos associados à gestão de programas de calibração/verificação e a utilização e adequabilidade dos equipamentos de medição na função metrológica de uma organização. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. Quando aplicável, são organizadas visitas de estudo a laboratórios de metrologia. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos, bem como a realização de uma frequência de realização individual. A nota final é composta pela média da avaliação da frequência, ponderadas a 60%, 30% para o trabalho prático (que inclui a apresentação um relatório escrito) e 10% para o desempenho global do aluno, medido pela sua assiduidade, interesse e participação ativa nas aulas e trabalhos propostos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global das questões da área da metrologia, bem como da regulamentação e legislação aplicáveis. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais. O processo de avaliação contínua, constituída por uma frequência e trabalho prático permite manter um equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes, teórica e prática. O objetivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e metodologias aplicadas a esta área, num quadro de conhecimento avançado e coerente com o estado do conhecimento. | |||
Bibliografia: | |||
Guidelines for the determination of calibration intervals of measuring instruments; OIML, 2007. NP EN ISO 10012:2005 - Sistemas de gestão da medição. Requisitos para processos de medição e equipamento de medição; IPQ, 2005. VIM Vocabulário Internacional de Metrologia, IPQ, 2012. VIML Vocabulário Internacional de Metrologia Legal, IPQ 2017. Legislação Portuguesa: DL 291/90; DL 192/2006; DL 128/2010 |