Unidade Curricular: | Código: | ||
Marketing e Fidelização do Cliente | 997MFC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing através da compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais do Marketing e compreender a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso na fidelização dos clientes. Competências: Desenvolver um raciocínio e uma atitude de orientação para os clientes e para o mercado. Avaliar e potenciar o valor dos clientes e da sua fidelidade e lealdade Segmentar o mercado e posicionar a oferta | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Definição, Conceitos, processo e funções de Marketing 2 Comportamento dos consumidores 3 A Segmentação Diferenciação e Posicionamento 4 Planeamento Estratégico e a Auditoria de Marketing 5 A Gestão do Marketing Mix 6 Fidelização e Marketing Relacional | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo o objectivo primordial dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing através da compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais do Marketing e compreender a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso na fidelização dos clientes. Os pontos do programa que foram definidos: 1. Definição, Conceitos, processo e funções de Marketing 2 Comportamento dos consumidores 3 A Segmentação Diferenciação e Posicionamento 4 Planeamento Estratégico e a Auditoria de Marketing 5 A Gestão do Marketing Mix 6 Fidelização e Marketing Relacional A Gestão do Marketing Mix e a gestão do marketing mix, permitem cobrir de forma integral esses objectivos | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino inclui a apresentação de conceitos e modelos teóricos, acompanhada de exemplos e casos práticos e pela realização de exercícios e trabalhos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 2 testes de avaliação (80%), na realização de 1 trabalho (20%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologia de ensino ao assentarem em: Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificação e demonstrações. Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais. Exercícios práticos de Aplicação. Cobrem todos os objectivos e competências requeridas aos alunos. | |||
Bibliografia: | |||
KOTLER P. KELLER K., CHERNEV, A. (2022). Marketing Management, 16th Edition, Pearson KOTLER, P., Setiawan, I. e Hermawan, K. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual Editora. LAMBIN, J.J. (2004). Marketing Estratégico, Lisboa: McGraw Hill. MCDONALD, M. & Wilson, H. (2016). Marketing Plan. UK: John Wiley & Sons. RODRIGUES, V. et al. (2018). Mercator 2018 25 anos: Marketing na era digital. Lisboa: Dom Quixote. |