Unidade Curricular:Código:
Marketing e Fidelização do Cliente997MFC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing através da compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais do Marketing e compreender a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso na fidelização dos clientes.
Competências: Desenvolver um raciocínio e uma atitude de orientação para os clientes e para o mercado.
Avaliar e potenciar o valor dos clientes e da sua fidelidade e lealdade
Segmentar o mercado e posicionar a oferta
Conteúdos Programáticos:
1. Definição, Conceitos e Funções de Marketing.
2. Fidelização e Marketing Relacional
3. A Segmentação Diferenciação e Posicionamento.
4. A Gestão do Marketing Mix.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo o objectivo primordial dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing através da compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais do Marketing e compreender a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso na fidelização dos clientes. Os pontos do programa que foram definidos:
1. Definição, Conceitos e Funções de Marketing,
2. Fidelização e Marketing Relacional,
3. A Segmentação Diferenciação e Posicionamento,
4. A Gestão do Marketing Mix, permitem cobrir de forma integral esses objectivos
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações.
Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais.
Exercícios práticos de Aplicação.
Avaliação por frequência, trabalhos e participação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologia de ensino ao assentarem em: Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações. Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais. Exercícios práticos de Aplicação. Cobrem todos os objectivos e competências requeridas aos alunos.
Bibliografia:
Kotler, P. & Keller, K.L. (2009) Marketing Management, Prentice Hall
Kotler, P Armstrong, G. (2013) Principles of Marketing, Prentice Hall
Lambin, J.J. (2000) Marketing Estratégico, McGraw Hill
Christopher, M., Payne, A., Ballantyne, D. (2013) Relationship Marketing, Taylor & Francis.
Bruhn M. (2003) Relationship Marketing: Management of Customer Relationships, Pearson Education.
Docente (* Responsável):
Paulo Ramos (pramos@ufp.edu.pt)