Unidade Curricular:Código:
Marketing e Fidelização do Cliente997MFC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing através da compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais do Marketing e compreender a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso na fidelização dos clientes.
Competências: Desenvolver um raciocínio e uma atitude de orientação para os clientes e para o mercado.
Avaliar e potenciar o valor dos clientes e da sua fidelidade e lealdade
Segmentar o mercado e posicionar a oferta
Conteúdos Programáticos:
1. Definição, Conceitos, processo e funções de Marketing
2 Comportamento dos consumidores
3 A Segmentação Diferenciação e Posicionamento
4 Planeamento Estratégico e a Auditoria de Marketing
5 A Gestão do Marketing Mix
6 Fidelização e Marketing Relacional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo o objectivo primordial dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing através da compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais do Marketing e compreender a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso na fidelização dos clientes. Os pontos do programa que foram definidos:
1. Definição, Conceitos, processo e funções de Marketing
2 Comportamento dos consumidores
3 A Segmentação Diferenciação e Posicionamento
4 Planeamento Estratégico e a Auditoria de Marketing
5 A Gestão do Marketing Mix
6 Fidelização e Marketing Relacional
A Gestão do Marketing Mix e a gestão do marketing mix, permitem cobrir de forma integral esses objectivos
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui a apresentação de conceitos e modelos teóricos, acompanhada de exemplos e casos práticos e pela realização de exercícios e trabalhos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 2 testes de avaliação (80%), na realização de 1 trabalho (20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologia de ensino ao assentarem em: Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificação e demonstrações. Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais. Exercícios práticos de Aplicação. Cobrem todos os objectivos e competências requeridas aos alunos.
Bibliografia:
KOTLER P. KELLER K., CHERNEV, A. (2022). Marketing Management, 16th Edition, Pearson
KOTLER, P., Setiawan, I. e Hermawan, K. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual Editora.
LAMBIN, J.J. (2004). Marketing Estratégico, Lisboa: McGraw Hill.
MCDONALD, M. & Wilson, H. (2016). Marketing Plan. UK: John Wiley & Sons.
RODRIGUES, V. et al. (2018). Mercator 2018 25 anos: Marketing na era digital. Lisboa: Dom Quixote.