Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão de Operações e Logística | 997GOLO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam: (1) Definir o âmbito da gestão de operações, identificar aspetos logísticos do funcionamento da empresa, e enquadrar a gestão logística na gestão da cadeia de abastecimento; (2) Enquadrar a gestão de operações nas funções da empresa e reconhecer a sua importância para alcançar os objetivos estratégicos, bem como, do ponto de vista da aplicação prática, identificar a estrutura de um problema de filas de espera, analisar e interpretar os resultados produzidos pelo mesmo, e aplicar técnicas de planeamento de operações e de projetos; (3) Identificar e caracterizar as funções e atividades da logística, os seus inputs e outputs, reconhecer a dinâmica da cadeia de abastecimento, bem como identificar os elementos e vantagens do planeamento agregado da CA. Do ponto de vista da aplicação prática, os alunos serão capazes de aplicar técnicas análise de redes ao planeamento de transportes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Introdução à Gestão de Operações e à Logística 1.1 Natureza e contexto da GO 1.2 Cadeia de abastecimento 1.3 Logística e gestão logística 2 Gestão das operações 2.1 Introdução à gestão das operações 2.2 Estratégia da operações e competitividade 2.3 Gestão dos serviços e das filas de espera 2.4 Planeamento e controlo de projetos 3 Gestão logística e da cadeia de abastecimento 3.1 Características, atributos e atividades logísticas 3.2 Gestão da cadeia de abastecimento (CA) 3.3 Planeamento agregado na CA 3.4 Gestão dos transportes na CA | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objetivos formulados, permitindo designadamente, no plano conceptual, compreender conceitos e utilizar linguagem relacionados com a gestão de operações, a logística e gestão da cadeia de abastecimento, e no plano das práticas, ser capaz de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e cálculo. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios (50%+50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em gestão de operações e logística, seja a sua aplicação à resolução de problemas. | |||
Bibliografia: | |||
Bronson, R. e Naadimuthu, G. (1997). Investigação operacional, Schaum's outlines. Lisboa, McGraw Hill Carvalho, J. C. Eds. (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo. CSCMP, Council of Supply Management Professionals (2013). Supply Chain Management: Terms and Glossary. Disponível online Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2014). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 5th Ed. Boston: McGraw Hill. Jacobs R. F. and Chase, R. B. (2017). Loose Leaf for Operations and Supply Chain Management, 15/e. McGraw Hill. Menezes, L. (2009). Gestão de projetos, 3ª Ed.. São Paulo: Atlas. Taylor III, B. W. (2019). Introduction to Management Science, 13/e. New Jersey: Pearson. Lopes (Coord.); Pimentel et al (2020)Gestão da Produção e Operações Escolar Editora |