Unidade Curricular:Código:
Gestão de Operações e Logística997GOLO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam: (1) Definir o âmbito da gestão de operações, identificar aspetos logísticos do funcionamento da empresa, e enquadrar a gestão logística na gestão da cadeia de abastecimento; (2) Enquadrar a gestão de operações nas funções da empresa e reconhecer a sua importância para alcançar os objetivos estratégicos, bem como, do ponto de vista da aplicação prática, identificar a estrutura de um problema de filas de espera, analisar e interpretar os resultados produzidos pelo mesmo, e aplicar técnicas de planeamento de operações e de projetos; (3) Identificar e caracterizar as funções e atividades da logística, os seus inputs e outputs, reconhecer a dinâmica da cadeia de abastecimento, bem como identificar os elementos e vantagens do planeamento agregado da CA. Do ponto de vista da aplicação prática, os alunos serão capazes de aplicar técnicas análise de redes ao planeamento de transportes.
Conteúdos Programáticos:
1 Introdução à Gestão de Operações e à Logística
1.1 Natureza e contexto da GO
1.2 Cadeia de abastecimento
1.3 Logística e gestão logística
2 Gestão das operações
2.1 Introdução à gestão das operações
2.2 Estratégia da operações e competitividade
2.3 Gestão dos serviços e das filas de espera
2.4 Planeamento e controlo de projetos
3 Gestão logística e da cadeia de abastecimento
3.1 Características, atributos e atividades logísticas
3.2 Gestão da cadeia de abastecimento (CA)
3.3 Planeamento agregado na CA
3.4 Gestão dos transportes na CA
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objetivos formulados, permitindo designadamente, no plano conceptual, compreender conceitos e utilizar linguagem relacionados com a gestão de operações, a logística e gestão da cadeia de abastecimento, e no plano das práticas, ser capaz de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e cálculo. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios (50%+50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em gestão de operações e logística, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Bronson, R. e Naadimuthu, G. (1997). Investigação operacional, Schaum's outlines. Lisboa, McGraw Hill
Carvalho, J. C. Eds. (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
CSCMP, Council of Supply Management Professionals (2013). Supply Chain Management: Terms and Glossary. Disponível online > Educate >> SCM Definitions and Glossary of Terms>
Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2014). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 5th Ed. Boston: McGraw Hill.
Jacobs R. F. and Chase, R. B. (2017). Loose Leaf for Operations and Supply Chain Management, 15/e. McGraw Hill.
Menezes, L. (2009). Gestão de projetos, 3ª Ed.. São Paulo: Atlas.
Valadares Tavares, L.V., Correia, F.N., Themido, I. H. e Oliveira, R.C. (1996). Investigação Operacional. Lisboa: McGraw Hill Portugal.
Taylor III, B. W. (2019). Introduction to Management Science, 13/e. New Jersey: Pearson.