Unidade Curricular:Código:
Gestão da Inovação997GINO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Ao nível dos conhecimentos e capacidades de compreensão, espera-se que os alunos, sustentando-se nos conhecimentos resultantes da análise de diferentes estudos de caso e da leitura de diferentes artigos e capítulos de livros, sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão da inovação de organizações que operam no ambiente V.U.C.A.
Pretende-se também que, através da elaboração de trabalhos práticos e da sua apresentação oral, os formandos sejam capazes de: (1)apresentar formas de aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real; (2) comunicar as suas conclusões—e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos Programáticos:
1. O ambiente em que operam as organizações.
1.1 Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19.
1.2 A 4ª Revolução industrial/a transformação digital.
1.3 As vantagens competitivas do nosso tempo.
2. Startups e Organizações inovadoras.
2.1 Os fatores críticos de sucesso: estratégia, gestão, cultura e design.
3.Os diferentes tipos de inovação, a inovação que origina empresas e a inovação em organizações existentes.
4. Os “Jobs to be done”: a teoria, o ciclo e o processo.
4.1Desenhar e testar propostas de valor.
5. Desenhar e testar modelos de negócio.
6. A gestão do portfólio da inovação
6.1 Utilização do “portfolio map” para o desenvolvimento de novos motores de crescimento. Explore Portfolio.
6.2 Utilização do “portfolio map” para proteger, melhorar e reinventar os modelos de negócio existentes, prevenindo que entrem em declínio. Exploit Portfolio.
7. Inovação aumentada.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com os conteúdos 1, 2 e 3, pretende-se que os alunos compreendam o meio envolvente em que se desenvolvem os processos de inovação, as diferentes tipologias de inovação e a sua importância para o surgimento e/ou continuidade de organizações, assim como, quais os fatores que influenciam o desenvolvimento da inovação. O conteúdo 4 pretende apresentar aos alunos as principais teorias sobre os motivos que levam as pessoas a necessitar de um determinado produto ou serviço. Os conteúdos 5 e 6, têm como finalidade familiarizar os alunos com uma série de metodologias e ferramentas destinadas a: (1) perceber as oportunidades de negócio; (2) planear e testar o desenvolvimento de ideias/projetos inovadores de uma forma em que o risco e o investimento vão evoluindo inversamente à medida que as hipóteses em que se sustentam os projetos vão sendo ou não validadas. O conteúdo 7 abordará de que forma a inteligência artificial e o machine learning poderão fazer parte dos processos de inovação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos e casos empresariais aplicados (aulas teórico-práticas), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem.
O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui, um teste escrito [correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota], micro trabalhos individuais práticos com a correspondente apresentação oral [correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota], e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais [correspondendo a 20% (vinte por cento) da nota].
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo. Aos estudantes é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital.
Bibliografia:
Dorf, B. and Blank, S. (2014) Startup: Manual do Empreendedor. 1a edição. Editora Alta Books.
Duncan, D.S. (2021) The Secret Lives of Customers: A Detective Story About Solving the Mystery of Customer Behavior. New York.
O’Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2016) Lead and Disrupt: How to Solve the Innovator's Dilemma. Stanford Business Books.
Osterwalder, A. et al. (2015) Criar Propostas de Valor. Dom Quixote.
Osterwalder, A. et al. (2020) The Invincible Company: How to Constantly Reinvent Your Organization with Inspiration From the World’s Best Business Models. 1st edition. Wiley.
Savoia, A. (2019) The Right It: Why So Many Ideas Fail and How to Make Sure Yours Succeed. HarperOne.
Siebel, T.M.(2019) Digital Transformation: Survive and Thrive in an Era of Mass Extinction.
Trigo, M.R. (2021). O que a pandemia acelerou?. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-pandemia-acelerou-miguel-rombert-trigo/ (Acedido em 5 de fevereiro de 2022)
Docente (* Responsável):
Miguel Trigo (mtrigo@ufp.edu.pt)