Unidade Curricular:Código:
Gestão da Inovação997GINO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Proporcionar um maior conhecimento sobre os efeitos da inovação no ambiente externo e competitivo empresarial (compreender a relevância da criação de novos negócios num contexto de globalização; Compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade); - Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos da inovação e do empreendedorismo; - Conhecer as regras de protecção da propriedade intelectual; - Elaborar um plano de negócios. - Desenvolver competências de análise crítica.- Proporcionar um maior conhecimento sobre os efeitos do empreendedorismo no ambiente externo e competitivo empresarial; Compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade); - Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos do empreendedorismo;
- Elaborar um modelo de negócios.
Conteúdos Programáticos:
- Inovação, empreendedorismo e competitividade;
- Inovação, tecnologia e oportunidades de negócio;
- Tecnologia e capital empreendedor;
- Oportunidades de negócio e análise da estrutura competitiva;
- Protecção da propriedade intelectual;
- Planeamento financeiro de novos negócios;
- Noções de projectos de investimento.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com o conteúdo “Inovação, Empreendedorismo e Competitividade” pretende-se compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade, à mudança e crescimento de uma economia. Os conteúdos “Inovação, Tecnologia e Oportunidades de Negócio ”, “Tecnologia e Capital Empreendedor” e “Oportunidades de negócio e análise da estrutura competitiva” estão relacionados com o conhecimento e a aplicabilidade da Tecnologia e do Capital Empreendedor; O tema “Protecção da Propriedade Intelectual ” diz respeito ao conhecimento das regras de protecção da Propriedade Intelectual, onde as patentes têm destaque. Os conteúdos “Planeamento financeiro de novos negócios” e “Noções de projectos de investimento” estão relacionados com a elaboração de um Plano de Negócios, nomeadamente como definir a ideia do negócio, como implementá-la e que resultados esperar no futuro.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos de Empreendedorismo e Inovação. Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos. Os alunos realizarão um teste e também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular
poderão adquirir competências para que consigam elaborar correctamente um plano de Negócios.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos de Empreendedorismo e Inovação. Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos. Os alunos realizarão também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular poderão adquirir competências para que consigam elaborar correctamente um plano de Negócios.
Bibliografia:
FERREIRA, M. P., Santos, J. e Serra, F. (2008), Ser Empreendedor. Lisboa: Sílabo.
FREIRE, A. (2006), Inovação, Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal, Lisboa: Verbo.
GASPAR, F. (2009), O Processo Empreendedor e a Criação da Empresa de Sucesso. Lisboa: Sílabo.
JARDIM, J. e Franco, J. (2019), Emprendipédia: Dicionário de Educação para o Empreendorismo. Lisboa: Gradiva.
OSTERWALDER, A. & Pignuer, Y. (2010), Business Model Generation. USA: John Wiley & Sons.
PRIESTLEY, D. (2018), Entrepreneur Revolution: How to Develop your Entrepreneurial Mindset and Start a Business that works. UK: John Wiley & Sons.
SARKAR, S. (2007), Empreendedorismo e Inovação, Lisboa: Escolar Editora.
TIMMONS, J., Adams, R. & Spinelli, S. (2015), New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century. NY: McGraw-Hill.
VILHENA, p. (2018). Os 12 desafios do Empreendedor. Lisboa: Sabedoria Alternativa.