Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão da Inovação | 997GINO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Ao nível dos conhecimentos e capacidades de compreensão, espera-se que os alunos, sustentando-se nos conhecimentos resultantes da análise de diferentes estudos de caso e da leitura de diferentes artigos e capítulos de livros, sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão da inovação de organizações que operam no ambiente V.U.C.A. Pretende-se também que, através da elaboração de trabalhos práticos e da sua apresentação oral, os formandos sejam capazes de: (1)apresentar formas de aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real; (2) comunicar as suas conclusões—e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O ambiente em que operam as organizações. 1.1 Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19. 1.2 A 4ª Revolução industrial/a transformação digital. 1.3 As vantagens competitivas do nosso tempo. 2. Startups e Organizações inovadoras. 2.1 Os fatores críticos de sucesso: estratégia, gestão, cultura e design. 3.Os diferentes tipos de inovação, a inovação que origina empresas e a inovação em organizações existentes. 4. Os “Jobs to be done”: a teoria, o ciclo e o processo. 4.1Desenhar e testar propostas de valor. 5. Desenhar e testar modelos de negócio. 6. A gestão do portfólio da inovação 6.1 Utilização do “portfolio map” para o desenvolvimento de novos motores de crescimento. Explore Portfolio. 6.2 Utilização do “portfolio map” para proteger, melhorar e reinventar os modelos de negócio existentes, prevenindo que entrem em declínio. Exploit Portfolio. 7. Inovação aumentada. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com os conteúdos 1, 2 e 3, pretende-se que os alunos compreendam o meio envolvente em que se desenvolvem os processos de inovação, as diferentes tipologias de inovação e a sua importância para o surgimento e/ou continuidade de organizações, assim como, quais os fatores que influenciam o desenvolvimento da inovação. O conteúdo 4 pretende apresentar aos alunos as principais teorias sobre os motivos que levam as pessoas a necessitar de um determinado produto ou serviço. Os conteúdos 5 e 6, têm como finalidade familiarizar os alunos com uma série de metodologias e ferramentas destinadas a: (1) perceber as oportunidades de negócio; (2) planear e testar o desenvolvimento de ideias/projetos inovadores de uma forma em que o risco e o investimento vão evoluindo inversamente à medida que as hipóteses em que se sustentam os projetos vão sendo ou não validadas. O conteúdo 7 abordará de que forma a inteligência artificial e o machine learning poderão fazer parte dos processos de inovação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos e casos empresariais aplicados (aulas teórico-práticas), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem. O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui, um teste escrito [correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota], micro trabalhos individuais práticos com a correspondente apresentação oral [correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota], e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais [correspondendo a 20% (vinte por cento) da nota]. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo. Aos estudantes é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital. | |||
Bibliografia: | |||
Dorf, B. and Blank, S. (2014) Startup: Manual do Empreendedor. 1a edição. Editora Alta Books. Duncan, D.S. (2021) The Secret Lives of Customers: A Detective Story About Solving the Mystery of Customer Behavior. New York. O’Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2016) Lead and Disrupt: How to Solve the Innovator's Dilemma. Stanford Business Books. Osterwalder, A. et al. (2015) Criar Propostas de Valor. Dom Quixote. Osterwalder, A. et al. (2020) The Invincible Company: How to Constantly Reinvent Your Organization with Inspiration From the World’s Best Business Models. 1st edition. Wiley. Savoia, A. (2019) The Right It: Why So Many Ideas Fail and How to Make Sure Yours Succeed. HarperOne. Siebel, T.M.(2019) Digital Transformation: Survive and Thrive in an Era of Mass Extinction. Trigo, M.R. (2021). O que a pandemia acelerou?. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-pandemia-acelerou-miguel-rombert-trigo/ (Acedido em 5 de fevereiro de 2022) |