Unidade Curricular:Código:
Gestão de Águas997GAGU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem como principal objetivo principal dotar os alunos dos conhecimentos e das ferramentas necessárias para o planeamento e gestão dos recursos hídricos de uma dada área considerando as suas múltiplas vertentes - ecológica, social, económica, tecnológica e legislativa) para um desenvolvimento sustentado
Deverão ainda:
• compreender os processos físico químicos, biológicos e sócio-económicos subjacentes à gestão da água;
• compreender a complexidade, incerteza e o carácter interdisciplinar da gestão da água, reconhecendo as suas múltiplas vertentes;
• selecionar e utilizar as metodologias e técnicas mais adequadas para analisar problemas do domínio da água;
• inventariar, caracterizar e diagnosticar problemas relacionados com a proteção, valorização, planeamento e gestão da água;
• conhecer políticas, estratégias, medidas e soluções para a resolução dos problemas e analisar consequências das soluções propostas.
Conteúdos Programáticos:
1) A água:
a. Importância
b. Principais usos
c. Principais problemáticas associadas
2) O ciclo da água:
a. Principais reservatórios de água
b. Processos
c. Alterações antropogénicas ao ciclo da água
3) Principais ecossistemas aquáticos
a. Conceitos básicos de ecologia aquática
b. Caracterização geral dos diferentes ecossistemas
4) Qualidade da água
a. Definição
b. Principais elementos de qualidade
c. Metodologias de avaliação
5) Tratamento de água
a. Águas de abastecimento
b. Águas residuais
c. Processos físicos, químicos e biológicos
6) Instrumentos de Gestão da Água em Portugal
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa lecionado aborda conteúdos associados à gestão de recursos hídricos em contexto de abastecimento e saneamento urbano e industrial e usos agrícolas.
que permitem ao aluno perceber a importância da água na vida do Homem e de quais os principais riscos que advém da degradação e da utilização deste recurso quando a mesma é realizada não tendo em conta a sustentabilidade deste recurso. Permite ainda a tomada de contacto com alguns instrumentos que visam a sustentabilidade do uso da água e a colmatação de alguns dos problemas decorrentes da degradação da sua qualidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, serão organizadas visitas de estudo relacionadas com os temas abordados.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
.ADENE.2017. Guia Aqua eXperience. www.aquaexperience.pt/ebook
.APA, 2020. Instrumentos. https://apambiente.pt/index.php?ref=17&subref=826
.APA, 2012. Programa Nacional para o Uso Eficiente da agua
.IAPMEI, 2015. Guia do licenciamento industrial
.Jiménez Cisneros et al. 2015. Freshwater resources. https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/02/WGIIAR5-Chap3_FINAL.pdf
.Clim. Chang. 2014 Impacts, Adapt. Vulnerability Part A. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415379.008
. Marques, R.C., 2011. A regulação dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.
.Simões, C. et al. 2008. Guia para a Avaliação de Impacte Ambiental de Estações de Tratamento de Águas Residuais.
.United Nations, 2018. Sustainable Development Goal 6 Synthesis Report 2018 on Water and Sanitation. https://doi.org/10.18356/e8fc060b-en
.Lei n 58/2005, Lei da Água
.Decreto-Lei n 73/2015.Sistema da Indústria Responsável
.Portaria n 279/2015. O Sistema da Indústria Responsável
Docente (* Responsável):
Maria Guerreiro (mariajoao@ufp.edu.pt)