Unidade Curricular: | Código: | ||
Estatística | 997EST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A aleatoriedade e a incerteza são características comuns a muitos fenómenos. Nesse âmbito, constituem objectivos da unidade curricular a introdução e o desenvolvimento de conhecimentos e técnicas de recolha e análise de dados e de inferência necessárias à modelação de variáveis aleatórias. Os resultados de aprendizagem previstos para esta UC são os seguintes: - descrever, analisar e estabelecer conclusões sobre dados uni e bi-variados - calcular probabilidades e aplicar o conceito de probabilidade como medida de incerteza; - identificar e aplicar os principais modelos teóricos de distribuição de probabilidades; - estimar intervalos de confiança e testar hipóteses acerca dos parâmetros e do comportamento de uma determinada população. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos Básicos 2. Estatística Descritiva 3. Teoria Elementar da Probabilidade 4. Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade 5. Estimação por Intervalo de Confiança 6. Testes de Hipóteses | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos introduzem os conceitos e as técnicas de recolha, organização e análise de dados que permitem descrever, analisar e estabelecer conclusões sobre dados uni e bi-variados. Os pontos 3 e 4 introduzem os conceitos fundamentais relativos à teoria das probabilidades e das variáveis aleatórias, necessários ao cálculo de probabilidades de acontecimentos simples e compostos e à compreensão, conhecimento e aplicação dos principais modelos teóricos de distribuição de probabilidades. Os pontos 5 e 6 introduzem os métodos de inferência estatística essenciais à estima de parâmetros e ao teste de hipóteses. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos e técnicas de recolha e análise de dados e de inferência necessárias à modelação de variáveis aleatórias. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito da estatística descritiva e da inferência estatística. O método de avaliação compreende: • 3 Testes escritos de avaliação individual (90%) • O desempenho do aluno, incluindo assiduidade, resolução de problemas e participação activa nas aulas (10%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos, a apresentação de exemplos práticos e a resolução de problemas e exercícios. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos em estatística. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Dekkin, F.M., Karaikamp, C., Lopuhaã, H.P., Meester, L. E. (2010). A Modern Introduction to Probability and Statistics. Understanding Why and How. Springer. [2] Guimarães, R.C. e Cabral, J. A. S. (2010) Estatística. Verlag Dashofer. [3] Montgomery, D.C., Runger, G. C. (2014) Applied Statistics and Probability for Engineers. Wiley. [4] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2015) Estatística Aplicada. Vol. 1 e 2. Edições Sílabo. [5] Lapponi, J.C. Estatística usando Excel, 4ª Edição, Campus - Elsevier, 2005. ISBN 85-352-1574-3 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Alzira Dinis (madinis@ufp.edu.pt) |