Unidade Curricular:Código:
Estatística997EST
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A aleatoriedade e a incerteza são características comuns a muitos fenómenos. Nesse âmbito, constituem objectivos da unidade curricular a introdução e o desenvolvimento de conhecimentos e técnicas de recolha e análise de dados e de inferência necessárias à modelação de variáveis aleatórias.
Os resultados de aprendizagem previstos para esta UC são os seguintes:
- descrever, analisar e estabelecer conclusões sobre dados uni e bi-variados
- calcular probabilidades e aplicar o conceito de probabilidade como medida de incerteza;
- identificar e aplicar os principais modelos teóricos de distribuição de probabilidades;
- estimar intervalos de confiança e testar hipóteses acerca dos parâmetros e do comportamento de uma determinada população.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos Básicos
2. Estatística Descritiva
3. Teoria Elementar da Probabilidade
4. Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade
5. Estimação por Intervalo de Confiança
6. Testes de Hipóteses
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos introduzem os conceitos e as técnicas de recolha, organização e análise de dados que permitem descrever, analisar e estabelecer conclusões sobre dados uni e bi-variados. Os pontos 3 e 4 introduzem os conceitos fundamentais relativos à teoria das probabilidades e das variáveis aleatórias, necessários ao cálculo de probabilidades de acontecimentos simples e compostos e à compreensão, conhecimento e aplicação dos principais modelos teóricos de distribuição de probabilidades. Os pontos 5 e 6 introduzem os métodos de inferência estatística essenciais à estima de parâmetros e ao teste de hipóteses. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos e técnicas de recolha e análise de dados e de inferência necessárias à modelação de variáveis aleatórias.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito da estatística descritiva e da inferência estatística.
O método de avaliação compreende:
• 3 Testes escritos de avaliação individual (90%)
• O desempenho do aluno, incluindo assiduidade, resolução de problemas e participação activa nas aulas (10%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos, a apresentação de exemplos práticos e a resolução de problemas e exercícios. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos em estatística.
Bibliografia:
[1] Dekkin, F.M., Karaikamp, C., Lopuhaã, H.P., Meester, L. E. (2010). A Modern Introduction to Probability and Statistics. Understanding Why and How. Springer.
[2] Guimarães, R.C. e Cabral, J. A. S. (2010) Estatística. Verlag Dashofer.
[3] Montgomery, D.C., Runger, G. C. (2014) Applied Statistics and Probability for Engineers. Wiley.
[4] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2015) Estatística Aplicada. Vol. 1 e 2. Edições Sílabo.