Unidade Curricular: | Código: | ||
Ergonomia | 997ERGO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências no domínio da ergonomia do trabalho, em contexto organizacional. Aptidões/Competências a desenvolver: (i) Saber descrever e integrar os princípios da abordagem ergonómica; (ii) Saber organizar, planear e aplicar de métodos e técnicas de análise ergonómica do trabalho; (iii) Desenvolver a capacidade de intervenção ergonómica nos sistemas de trabalho. (iv) Desenvolver a capacidade de comunicação interpessoal (v) Demonstrar uma atitude de investigação e desenvolvimento auto-orientado | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade. 1. Conceito de Ergonomia. 1.1. Introdução origens e desenvolvimento: evolução da ergonomia; 1.2. O projeto da ergonomia: conceito, objetivos e perspectivas. 2ª Unidade. 2. Análise ergonómica do trabalho. 2.1. Conceito de trabalho. 2.2. Atividade humana de trabalho. 2.3. Atividade de trabalho: variações, regulações e compromissos. 3ª Unidade. 3. Prática ergonómica: um método para compreender o trabalho; 3.1. Princípios centrais das metodologias ergonómicas; 3.2. Métodos e técnicas; 3.3. Intervenção ergonómica e análise do trabalho. 4ª Unidade. 4. Ergonomia e sistemas de trabalho. 4.1. Contributos da ergonomia na gestão e organização do trabalho. 4.2. Contextos de aplicação da ergonomia; 4.3. Do diagnóstico à intervenção | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas específicas dos fundamentos da ergonomia permitindo compreender e integrar conceitos, modelos e perspetivas; Unidade 2 e 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas e práticas específicas da análise ergonómica do trabalho permitindo integrar conhecimentos, capacidades e competências de forma a conceber, operacionalizar e avaliar as intervenções ergonómicas, através de uma actuação técnica e ética. Unidade 4 - Os conteúdos programáticos privilegiam a aplicação prática dos conceitos e processos, permitindo saber articular e integrar as preocupações da ergonomia com os instrumentos da gestão de qualidade e manifestar autonomia e conduta responsável na prática profissional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de trabalho prático (30%), na apresentação e discussão oral desse trabalho assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do quadro de análise da ergonomia; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo das distintas problemáticas que constituem os pilares do projeto da ergonomia; Unidade 2 e 3 – Exposição de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas e práticas específicas da área de actuação da ergonomia; Apresentação e discussão de casos práticos de avaliação e intervenção nos sistemas de trabalho; Debate individual e em grupo de casos práticos. Unidade 4 - Reflexão teórico-prática de conteúdos para caracterização de diferentes ferramentas de articulação com a gestão da qualidade; Apresentação casos reais; Análise individual e discussão em grupo das análises respectivas para cada caso; desenvolvimento da autonomia e da conduta responsável na prática profissional. | |||
Bibliografia: | |||
Arezes, P. et al (2020). Occupational Safety and Hygiene. London: Taylor & Francis Group. Bedny, G.Z., Bedny, I. S. (2019). Work Activity Studies Within the Framework of Ergonomics, Psychology, and Economics (Human Activity). Boca Raton: CRC Press. Castillo, J. & Villena, J. (2005). Ergonomia: conceitos e métodos. Lisboa: Dinalivro. Daniellou, F. (2004). A ergonomia em busca dos seus princípios: debates epistemológicos. São Paulo: Edgard Blucher. Falzon, P. (2007). Ergonomia. São Paulo: Edgard Blücher Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffoug, J., & Kerguelen, A. (2001). Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blucher. Grandjean, E. (2004). Manual de Ergonomia: Adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Bookman. Stuster, K. (2019). Task Analysis: How to Develop an Understanding of Work. Users' guides to human factors and ergonomics methods. Washington DC: Human Factors and Ergonomics Society. |