Unidade Curricular:Código:
Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais997ACRP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos: Conhecer e aplicar técnicas e metodologias para identificação de perigos, avaliação de riscos e definir medidas para controlar os riscos profissionais
Competências a atingir: capacidade de análise e autonomia para resolver problemas; capacidade para aplicar o conhecimento autonomamente e em grupo; Capacidade de aplicar várias metodologias e técnicas de identificação de perigos e avaliação de riscos; capacidade de identificar as medidas necessárias para controlo dos riscos.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos e terminologia relativos ao processo de avaliação de riscos
2. Metodologias de avaliação dos riscos
3. Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de concepção
4. Metodologias e técnicas de identificação de perigos
5. Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos e técnicas de análise indutivas e dedutivas
6. Critérios e valores de referência
7. Controlo de riscos profissionais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Conceitos e terminologia relativos ao processo de avaliação de riscos profissionais
2. Metodologias de avaliação dos riscos
3. Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de concepção
4. Metodologias e técnicas de identificação de perigos
5. Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos e técnicas de análise indutivas e dedutivas
6. Critérios e valores de referência
7. Controlo de Riscos profissionais
Objetivos: Conhecer e aplicar técnicas e metodologias para identificação de perigos, avaliação de riscos e definir medidas para controlar os riscos profissionais
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, demonstrativa e participativa durante as aulas teórico-práticas. Recorre-se à análise e discussão de exemplos concretos, de modo a permitir interpretar e aplicar os conhecimentos teórico-prático adquiridos em situações reais. São propostos trabalhos práticos, de pesquisa e estudos de casos, para apresentação em grupo e individual.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas e inclui as seguintes componentes de avaliação:
1. Testes escritos de avaliação individual
2.Trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual
3.Trabalhos/exercícios propostos para elaboração em grupo
Empenhamento e Participação durante as aulas – incluindo assiduidade e pontualidade (EP).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização das metodologias, expositiva dos conteúdos teóricos, demonstrativa, recorrendo a exemplos práticos, participativa na análise e discussão de casos reais e realização de trabalhos, permitem conhecer e aplicar as metodologias de identificação de perigos e avaliação de riscos e definição de medidas para controlo dos riscos.
Bibliografia:
[1] Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho: https://osha.europa.eu/pt/publications
[2] Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho: https://osha.europa.eu/pt/legislation
[3] ACT-Autoridade para as Condições de Trabalho: https://www.act.gov.pt
[4] Legislação Nacional e Comunitária: https://dre.pt/