Unidade Curricular: | Código: | ||
Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais | 997ACRP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objetivos de aprendizagem: 1.Conhecer as técnicas e metodologias para identificação de perigos e avaliação de riscos 2. Identificar as metodologias mais adequadas para identificação de perigos e avaliação de riscos 3. Saber aplicar as metodologias e técnicas de identificação de perigos e avaliação de riscos 4. Analisar e selecionar as medidas necessárias e mais adequadas para controlar os riscos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos e terminologia relativos ao processo de avaliação de riscos 2. Metodologias e técnicas de identificação de perigos 3. Metodologias de avaliação de riscos-Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos e técnicas de análise indutivas e dedutivas 4. Metodologias de avaliação dos riscos potenciais na fase de concepção 5. Critérios e valores de referência 6. Controlo de riscos profissionais: Princípios gerais de prevenção;Medidas de prevenção e de proteção e fase de projeto; Sinalização se segurança; Critérios para implementação de medidas de prevenção e proteção; Metodologias para acompanhamento da execução das medidas e avaliação da sua eficácia; Avaliação do custo/benefício | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Para alcançar os objetivos de aprendizagem 1. 2. e 3. estão previstos os conteúdos programáticos dos pontos 1 a 5 e para o objetivo 4 os conteúdos programáticos do ponto 6. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, demonstrativa e participativa durante as aulas teórico-práticas. Recorre-se à análise e discussão de exemplos concretos, de modo a permitir interpretar e aplicar os conhecimentos teórico-prático adquiridos em situações reais. São propostos trabalhos práticos, de pesquisa e estudos de casos, para apresentação em grupo e individual. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas e inclui as seguintes componentes de avaliação: 1.Teste escritos de avaliação individual 2.Trabalho prático para elaboração individual 3.Atitudes: Participar ativamente na realização de tarefas e/ou discussão de estudo de casos, capacidade de trabalhar de forma independente e cooperação em trabalhos de grupo. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A utilização das metodologias, expositiva dos conteúdos teóricos, demonstrativa, recorrendo a exemplos práticos, participativa na análise e discussão de casos reais e realização de trabalhos, permitem conhecer e aplicar as metodologias de identificação de perigos e avaliação de riscos e selecionar as medidas necessárias e mais adequadas para controlo dos riscos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho: https://osha.europa.eu/pt/publications [2] Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho: https://osha.europa.eu/pt/legislation [3] ACT-Autoridade para as Condições de Trabalho: https://www.act.gov.pt [4] Legislação Nacional e Comunitária: https://dre.pt/ |