Unidade Curricular:Código:
Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais997ACRP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos de aprendizagem:
1.Conhecer as técnicas e metodologias para identificação de perigos e avaliação de riscos
2. Identificar as metodologias mais adequadas para identificação de perigos e avaliação de riscos
3. Saber aplicar as metodologias e técnicas de identificação de perigos e avaliação de riscos
4. Analisar e selecionar as medidas necessárias e mais adequadas para controlar os riscos
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos e terminologia relativos ao processo de avaliação de riscos
2. Metodologias e técnicas de identificação de perigos
3. Metodologias de avaliação de riscos-Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos e técnicas de análise indutivas e dedutivas
4. Metodologias de avaliação dos riscos potenciais na fase de concepção
5. Critérios e valores de referência
6. Controlo de riscos profissionais: Princípios gerais de prevenção;Medidas de prevenção e de proteção e fase de projeto; Sinalização se segurança; Critérios para implementação de medidas de prevenção e proteção; Metodologias para acompanhamento da execução das medidas e avaliação da sua eficácia; Avaliação do custo/benefício
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Para alcançar os objetivos de aprendizagem 1. 2. e 3. estão previstos os conteúdos programáticos dos pontos 1 a 5 e para o objetivo 4 os conteúdos programáticos do ponto 6.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, demonstrativa e participativa durante as aulas teórico-práticas. Recorre-se à análise e discussão de exemplos concretos, de modo a permitir interpretar e aplicar os conhecimentos teórico-prático adquiridos em situações reais. São propostos trabalhos práticos, de pesquisa e estudos de casos, para apresentação em grupo e individual.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas e inclui as seguintes componentes de avaliação:
1.Teste escritos de avaliação individual
2.Trabalho prático para elaboração individual
3.Atitudes: Participar ativamente na realização de tarefas e/ou discussão de estudo de casos, capacidade de trabalhar de forma independente e cooperação em trabalhos de grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização das metodologias, expositiva dos conteúdos teóricos, demonstrativa, recorrendo a exemplos práticos, participativa na análise e discussão de casos reais e realização de trabalhos, permitem conhecer e aplicar as metodologias de identificação de perigos e avaliação de riscos e selecionar as medidas necessárias e mais adequadas para controlo dos riscos.
Bibliografia:
[1] Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho: https://osha.europa.eu/pt/publications
[2] Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho: https://osha.europa.eu/pt/legislation
[3] ACT-Autoridade para as Condições de Trabalho: https://www.act.gov.pt
[4] Legislação Nacional e Comunitária: https://dre.pt/
Docente (* Responsável):
Lúcia Afonso (lucia@ufp.edu.pt)