Unidade Curricular:Código:
Toxicologia884TOXI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEcologia e Saúde Ambiental5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos de conhecimentos sobre o impacto ambiental e efeitos na saúde humana das principais classes de poluentes. O aluno deve ser capaz de integrar na sua actividade profissional e/ou investigação nesta área o conhecimento adquirido nesta unidade curricular.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos, áreas de abrangência e divisões da Toxicologia. Relação dose(concentração)/resposta. Exposição aos tóxicos. Vias de absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos agentes tóxicos. Toxicodinâmica: mecanismos gerais de ação. Órgãos alvo de toxicidade. Toxicidade não dirigida a órgãos alvo. Fatores que afetam a toxicidade. Introdução à Toxicologia ambiental e da Ecotoxicologia. Objetivos, problemas emergentes e desafios atuais. Caraterização, distribuição e movimentação de tóxicos ambientais. Bioacumulação e biomagnificação. Principais classes de agentes tóxicos ambientais e seus mecanismos de ação. Metais. Compostos orgânicos: Pesticidas, Dioxinas, Bifenilos policlorados, Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, Desreguladores endócrinos, Solventes orgânicos, Outros. Biomarcadores de contaminação ambiental: exposição, efeito e suscetibilidade. Casos de estudo. Métodos de avaliação da ecotoxicidade. Avaliação do risco.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da unidade curricular traduz-se pela aquisição segmentada e orientada dos diversos conceitos em toxicologia fomentando o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de questões no âmbito da Toxicologia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; (iii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula e (iv) apresentação e discussão de estudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação consiste na apresentação oral de um seminário sobre a temática.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são concordantes com os objetivos da unidade curricular na medida em que procuram dotar os alunos de conhecimentos fundamentais em Toxicologia no que respeita ao seu âmbito, objetivos e metodologias adequadas à análise de potenciais tóxicos. Com a apresentação de casos de estudo pretende-se que o aluno desenvolva o espírito crítico e reflexivo e adquira competências que permitam a atualização e o progresso no domínio científico e sua aplicação prática. Além da bibliografia essencial em anexo, cada tópico será acompanhado por leituras específicas que serão debatidas nas aulas de modo a estimular a compreensão da problemática e formação de um espírito crítico.
Bibliografia:
1. Klaassen, C.D. (Ed.), Casarett & Doull´s Toxicology: The Basic Science of Poisons. 8th Edition. McGraw-Hill, N.Y., 2013.
2. Timbrell, J., Introduction to Toxicology. Taylor & Francis, London, 2002.
3. Williams, P.L. (et al.) Principles of Toxicology: environmental and industrial applications. 2nd Edition, John Wiley & Sons, inc., 2000.
4. Walker, C. H.; Sibly, R.M.; Hopkin, S. P.; Peakall, D.B. Principles of Ecotoxicology, 4th Edition, CRC Press, 2012.
5. Newman, M.C. Fundamentals of Ecotoxicology, 3rd Edition. CRC Press, 2009.
Docente (* Responsável):
Márcia Carvalho (mcarv@ufp.edu.pt)