Unidade Curricular:Código:
Projeto de Dissertação II884PDI2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEcologia e Saúde Ambiental7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta Unidade Curricular (UC) procura-se orientar o aluno para que este desenvolva todas as capacidades necessárias para a elaboração efetiva da sua tese de doutoramento. Nesse sentido abordam-se conteúdos respeitantes às metodologias de investigação que visam dotar o aluno de ferramentas específicas, necessárias para a realização da dissertação.
O aluno deverá dominar a metodologia de base para a elaboração de uma tese, realizando no âmbito da disciplina um projeto de dissertação, que respeite as regras editoriais previstas na Universidade Fernando Pessoa.
Conteúdos Programáticos:
1. Etapas, Ferramentas e Conceitos
2. Investigação
3. Natureza Geral da Ciência
4. Fontes do Conhecimento
5. Conhecimento Dedutivo
6. Conhecimento Indutivo
7. Conhecimento Científico
8. O Problema
9. Revisão da Literatura
10. Metodologia
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da disciplina visam guiar o aluno no seu projeto de investigação desde o planeamento prévio do trabalho a realizar até à metodologia a adotar.
Ao longo da disciplina, o aluno vai-se apercebendo da complexidade envolvida numa tese de doutoramento, de onde se prevê que resulte um conhecimento inovador, bem como, sendo possível, publicações científicas que atestam a qualidade do trabalho desenvolvido.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar o desenvolvimento do projeto de investigação. Pretende-se que ao longo da disciplina, através das diferentes vertentes abordadas nos conhecimentos leccionados, o aluno vá tomando consciência de necessidade de abordar o trabalho desenvolvido ao longo da tese de doutoramento com a consciência que constituirá sempre um desafio para o qual o aluno deve reunir condições essenciais para o levar a bom termo.
Bibliografia:
- Bell, Judith. Doing Your Research Project: A guide for first-time researchers. McGraw-Hill Education (UK), 2014.
- Yin, Robert K. Case study research: Design and methods. Sage publications, 2013.
- Phillips, Estelle, and Derek Pugh. How to get a PhD: A handbook for students and their supervisors. McGraw-Hill Education (UK), 2010.
- Vilelas, José. "Investigação: o processo de construção do conhecimento." Lisboa: Edições Sílabo (2009).
- Gillham, Bill. Case study research methods. Bloomsbury Publishing, 2000.
Docente (* Responsável):
Alzira Dinis (madinis@ufp.edu.pt)