Unidade Curricular:Código:
Métodos de Investigação Científica1075MICI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEcologia e Saúde Ambiental4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta Unidade Curricular (UC) orienta-se o aluno para que este desenvolva todas as capacidades necessárias para a elaboração da sua tese de doutoramento. A motivação e empenhamento do aluno, ciente da importância deste grau, com grande responsabilidade e rigor, são fundamentais para uma correta definição do tema a estudar e objetivos de investigação que pretende alcançar.
Serão abordados conteúdos respeitantes às metodologias de investigação que visam dotar o aluno de ferramentas específicas, necessárias para a realização da dissertação. O aluno deverá dominar a metodologia de base para a elaboração de uma tese, realizando um projeto de dissertação, que respeite as regras editoriais (formatação e estrutura da Tese) previstas na Universidade Fernando Pessoa.
Serão também abordadas algumas bases de dados de informação, importantes para a pesquisa bibliográfica, bem como a correta utilização da plataforma de ensino a distância da UFP (elearning.ufp.pt), entre outras ferramentas.
Conteúdos Programáticos:
1. A Utilização da UFP-UV. As suas ferramentas principais.
2. O Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos da UFP.
2.1. A Tese de Doutoramento.
2.2. Normas de Edição.
2.3. Estrutura Interna do Trabalho.
2.4. Apresentação de bibliografia.
2.5. O tratamento de fontes bibliográficas.
2.6. Outros aspetos relevantes.
3. Normas de estilo para teses de doutoramento.
4. Fontes de informação e documentação.
4.1. Informações dos recursos e serviços das Bibliotecas da UFP.
4.2. Outras bases de dados digitais.
5. Elaboração ou atualização do anteprojeto de Tese.
5.1. Etapas, Ferramentas e Conceitos.
5.2. Investigação.
5.3. Natureza Geral da Ciência.
5.4. Fontes do Conhecimento.
5.5. Conhecimento Dedutivo.
5.6. Conhecimento Indutivo.
5.7. Conhecimento Científico.
5.8. O Problema.
5.9. Revisão da Literatura.
5.10. Metodologia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos desta UC estão devidamente orientados para ajudar o doutorando na planificação do seu trabalho de investigação e de escrita da sua tese, guiando o aluno no seu projeto de investigação desde o planeamento prévio do trabalho a realizar até à metodologia a adotar.
Ao longo da unidade curricular, o aluno vai-se apercebendo da complexidade envolvida numa tese de doutoramento, de onde se prevê que resulte um conhecimento inovador, bem como, sendo possível, publicações científicas que atestam a qualidade do trabalho desenvolvido.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão transmitidos aos alunos em sessões presenciais (ensino coletivo) e/ou tutoriais de forma orientada e dedicada (acompanhamento individual). A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas de contato e nas sessões de orientação do estudo, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
No final desta UC, os alunos deverão já ter a estrutura base do que irá ser o documento escrito da sua tese. A avaliação será contínua através da análise de desempenho dos alunos na concretização dos objetivos previstos para a UC, com particular enfoque na proposta escrita de anteprojeto de Tese (com ponderação de 75%), bem como na respetiva apresentação oral à turma (com a ponderação de 25%), com correspondente interação com docentes e outros colegas
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar o desenvolvimento do projeto de investigação. Pretende-se que ao longo da UC, através das diferentes vertentes abordadas nos conhecimentos lecionados, o aluno vá tomando consciência de necessidade de abordar o trabalho desenvolvido ao longo da tese de doutoramento com a consciência que constituirá sempre um desafio para o qual o aluno deve reunir condições essenciais para o levar a bom termo.
Bibliografia:
Bell, J, Doing Your Research Project: A guide for first-time researchers. McGraw-Hill Education, 2014.
Creedy, J, A PhD Thesis without Tears. The Australian Economic Review, V. 40, N. 4, 2017, pp. 463–70.
Kwan, S.C. B., Reading in preparation for writing a PhD thesis: Case studies, Journal of English for Academic Purposes 8, 2009, pp. 180-191.
Manual de elaboração trabalhos científicos (https://www.ufp.pt/app/uploads/2018/07/Manual-Estilo-Elabora%C3%A7%C3%A3o-trabalhos-cient%C3%ADficos.pdf). Consultado junho 2019.
Marino, J.; Stefan, M.; Blackford, S.; Ten Simple Rules for Finishing Your PhD, PLOS Computational Biology, 10 (12), 2014.
NP 405-1 – Ciência da documentação e informação; Documentos; Normas bibliográficas, 1994.
NP 405-2 – Informação e documentação; Ref. bibliográficas, Materiais não livro, 1998.
Normas de estilo teses de doutoramento (https://www.ufp.pt/app/uploads/2018/07/Normas-de-estilo-para-teses-de-doutoramento-20131.pdf). Consultado junho 2019.