Unidade Curricular:Código:
Métodos Estatísticos e Planeamento Experimental884MEPE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEcologia e Saúde Ambiental6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos: fornecer os conhecimentos básicos dos métodos estatísticos e planeamento experimental mais frequentemente utilizados nos processos de investigação. Possibilitar o domínio de conhecimentos estatísticos na abordagem de diversos problemas fundamentais encontrados na interpretação de comparações e estimação.
Competências:
- Caracterizar conjuntos de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação (ser crítico);
- Utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses; Conhecer e compreender os termos, os princípios e os métodos gerais;
- Realizar tarefas, de forma autónoma, como tabular dados, calcular medidas de frequência e dominar alguns aspetos da recolha, análise e interpretação de dados de investigação;
- Avaliar a informação contida num artigo científico e ser capaz de comunicar os resultados de uma investigação.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos básicos: Distribuições de frequência; Testes de hipóteses e erros de tipos I e II.
Amostragem/desenho experimental: Replicação/pseudo-replicação; Tipos de estudos; Construção de uma análise; Exemplos de “designs” experimentais.
Comparação de medidas: Testes não paramétricos (MW, Wilcoxon, KW, Friedman) e paramétricos (teste t e ANOVA); testes aos pressupostos; ANOVA multifatorial: ANOVA 1-fator, 2 ou mais fatores; Fatores fixos/aleatórios; ANCOVA.
Correlação/associação entre variáveis: coef corr linear de Pearson, Spearman, Qui-quadrado. Epidemiológicas: OR e RR.
Concordância intra/inter observador: Kappa de Cohen, Weighted Kappa e ICC.
Dimensionamento da amostra: “caminho do esforço mínimo”, Estimação por regras do polegar e Estimação por análise da potência.
Análise de curvas e superfícies de resposta: regressão linear e não-linear uni e multifatoriais; Análises de variância para comparar diferentes curvas/superfícies de resposta; regressão Logística e de Cox.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os métodos estatísticos e o planeamento experimental são essenciais como auxiliares da investigação científica; Os conteúdos programáticos selecionados são os de análise de dados exploratória e de inferência de qualquer investigação quantitativa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão transmitidos em sala de aula, em aulas de tipologia “teórica-prática” onde se privilegiará a transmissão dos conhecimentos e onde se porá em prática os conhecimentos teóricos através da resolução de exercícios aplicados ao ambiente; e aulas tutoriais.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua através da realização de um trabalho final individual, que pretende ser a secção de material e métodos da tese, escrito e com apresentação aos colegas e docente.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Pretende-se essencialmente que os alunos adquiram conhecimentos e competências base aplicáveis em situações de caracterização ambiental de estratégias de proteção conservação e remediação ambiental.
Bibliografia:
Box, G.E.P., Hunter, W.G. & Hunter, J.S. Statistics for Experimenters: An Introduction to Design, Data Analysis, and Model Building. Wiley-Interscience, 1978.
Kutner, M. H., Nachtsheim, C. J., Neter, J. Applied linear regression models. McGraw-Hill, 4ª edição, 2004.
Kutner, Nachtsheim, Neter, Li. Applied linear statistical models, McGraw-Hill Education, 5ª edição, 2013.
Maroco, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics, Edicões Sílabo, Lda., 6ª edição, 2014. ISBN: 9789899676343
Sokal, R. R. and F. J. Rohlf. Biometry: the principles and practice of statistics in biological research. 3ª edição. W. H. Freeman and Co.: New York. 1995. ISBN: 0-7167-2411-1.
Gouveia de Oliveira, A., Bioestatística Descodificada. LIDEL, 2ª Edição. 2014. ISBN: 978-989-752-044-0
Docente (* Responsável):
Conceição Manso (cmanso@ufp.edu.pt)