Unidade Curricular:Código:
Ambiente e Saúde Humana883ASHU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEcologia e Saúde Ambiental6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Durante as últimas décadas a integridade dos ecossistemas naturais tem sido adversamente afetada, nomeadamente nos países em desenvolvimento, afetando a saúde pública e exigindo medidas urgentes para alcançar a sustentabilidade ambiental. A magnitude desses impactos está relacionada com a revolução tecnológica, o aumento da população e com o aumento do consumo per capita. Esta disciplina analisa e discute aspectos multidisciplinares dos impactos que os seres humanos têm sobre o meio ambiente e vice-versa, cobrindo áreas como a poluição ambiental e contaminação, os efeitos das mudanças globais.
Conteúdos Programáticos:
Problemas de saúde ambiental. Os poluentes ambientais preocupantes para a saúde humana: fontes, vias, destino e efeitos toxicológicos conhecidos. Poluição: ar, solo e água. Água de consumo e águas residuais: doenças, controle e prevenção. Outras doenças ambientalmente associadas. Impactos das mudanças climáticas globais em saúde pública: as doenças sensíveis ao clima. Consciência ambiental, educação e ética. Proteger o meio ambiente e os seres humanos: as políticas ambientais e de saúde pública.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na elaboração do conteúdo programático da disciplina teve-se em linha de conta a aquisição de conhecimentos teóricos atualizados e pertinentes no atual panorama, com particular ênfase para questões de interligação entre o ambiente, poluição e alterações climáticas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas terão tipologia teórica-prática com sessões tutoriais. Nas sessões teórico-práticas será dada ênfase à aquisição e aplicação de conhecimentos programáticos por via da utilização de metodologias diversas (aulas expositivas, realização de trabalhos de grupo e discussão de artigos científicos) no âmbito da problemática da água destinada ao consumo humano. A avaliação da aquisição de competências por parte dos alunos na presente unidade curricular será efetuada através da realização de um trabalho escrito que será apresentado e discutidos pelo aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Durante a execução pedagógica desta unidade curricular será tido em linha de conta a natureza particular da tipologia da aula em curso. Nas sessões teóricas-práticas irá se privilegiar a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos através de aulas presenciais em que o docente com o apoio de dispositivos multimédia irá leccionar os conteúdos programáticos sempre num papel de facilitador e organizador de temáticas privilegiando uma perspectiva de intercâmbio activo com os alunos. Nas sessões tutoriais o aluno irá desenvolver em ambiente de proximidade o trabaho de avaliação com o docente, tentando, sempre que possível, enquadrá-lo num tópico relevante para o seu programa de trabalhos.
Bibliografia:
Lippmann M. 2009. Environmental toxicants: human exposures and their health effects. John Wiley & Sons, Inc. ISBN: 9780471793359
Plant JA. 2012. Pollutants, Human Health and the Environment: A Risk Based Approach. John Wiley & Sons, Ltd. ISBN: 9780470742617
Kirch W, Menne B, R. Bertollini R. 2013. Extreme weather events and public health. Springer. ISBN 9783540288626
Rom WN. 2011. Environmental policy and public health: air pollution, global climate change, and wilderness. Jossey-Bass. ISBN: 9780470593431
Reid A, Jensen BB, Nikel J, Simovska V.2008. Participation and learning: Perspectives on education and the environment, health and sustainability. Springer. ISBN 9781402064166