Unidade Curricular: | Código: | ||
Proposta de Plano de Tese | 1075PPT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ecologia e Saúde Ambiental | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nesta UC serão aprofundados os conceitos necessários ao desenvolvimento do plano de tese por parte dos candidatos. As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão: • Capacidade de Organização e de Planeamento; • Capacidade para tomar decisões; • Capacidade de auto-aprendizagem; • Capacidade de aplicação de conhecimentos; • Capacidade de adaptação a situações novas; • Capacidade de Comunicação Oral e Escrita. No final da UC o aluno deverá: • Saber como escrever um plano de tese; • Apresentar e defender o seu próprio plano de tese. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução 2. Conteúdo mínimo de um plano de tese 3. Estabelecimento do objetivo e do problema 4. Estrutura indicativa da tese 5. Planificação do trabalho de tese e desenvolvimento de cronograma de trabalho | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos formulados para a unidade curricular incluindo os processos metodológicos para o desenvolvimento do plano de tese pelos candidatos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, bem como pela avaliação da apresentação e defesa do seu plano de tese pelos candidatos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem aos candidatos formularem o seu próprio plano de tese. | |||
Bibliografia: | |||
- Desmond Thomas (2016). The PhD Writing Handbook. Palgrave Mcmillan; Palgrave; 1st ed. 2017. ISBN-10: 1137497696; ISBN-13: 978-1137497697 - Kate Williams (2010). Planning Your PhD. Palgrave. ISBN-10: 0230251935; ISBN-13: 978-0230251939. - Patrick Dunleavy (2003). Authoring a PhD: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation. Palgrave Mcmillan. ISBN 1-4039-1191-6. |