Unidade Curricular:Código:
Proposta de Plano de Tese1075PPT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEcologia e Saúde Ambiental2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta UC serão aprofundados os conceitos necessários ao desenvolvimento do plano de tese por parte dos candidatos.
As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão:
• Capacidade de Organização e de Planeamento;
• Capacidade para tomar decisões;
• Capacidade de auto-aprendizagem;
• Capacidade de aplicação de conhecimentos;
• Capacidade de adaptação a situações novas;
• Capacidade de Comunicação Oral e Escrita.
No final da UC o aluno deverá:
• Saber como escrever um plano de tese;
• Apresentar e defender o seu próprio plano de tese.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução
2. Conteúdo mínimo de um plano de tese
3. Estabelecimento do objetivo e do problema
4. Estrutura indicativa da tese
5. Planificação do trabalho de tese e desenvolvimento de cronograma de trabalho
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos formulados para a unidade curricular incluindo os processos metodológicos para o desenvolvimento do plano de tese pelos candidatos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, bem como pela avaliação da apresentação e defesa do seu plano de tese pelos candidatos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem aos candidatos formularem o seu próprio plano de tese.
Bibliografia:
- Desmond Thomas (2016). The PhD Writing Handbook. Palgrave Mcmillan; Palgrave; 1st ed. 2017. ISBN-10: 1137497696; ISBN-13: 978-1137497697
- Kate Williams (2010). Planning Your PhD. Palgrave. ISBN-10: 0230251935; ISBN-13: 978-0230251939.
- Patrick Dunleavy (2003). Authoring a PhD: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation. Palgrave Mcmillan. ISBN 1-4039-1191-6.