Unidade Curricular:Código:
Tecnologias Ecológicas823TECO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia do Ambiente2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Conhecer as diferenças entre as tecnologias ambientais tradicionais e as Tecnologias Ecológicas e saber quando aplicar umas e outras.
(ii) Possuir conhecimentos e competências na área das Tecnologias Ecológicas que permitam projetar soluções ecológicas para diversos tipos de problemas: tratamento de águas residuais, produção conservação de energia, remediação ambiental, purificação de água e ar
(iii) Conhecer os diversos tipos de valor que podem ser agregados aos ecossistemas e a importância que pode ter a quantificação desses tipos de valores quando se implementam projetos com incidências ambientais.
(iv) Capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, para implementar soluções ecotecnológicas para diversos problemas ambientais.
(v) Desenvolver e treinar competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução
1.1. O que são as tecnologias ecológicas ou ecotecnologias
1.2 Objetivos das ecotecnologias
1.3. Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade associada às ecotecnologias
1.3.1 Ciências ligadas à atmosfera
1.3.2 Ecologia
1.3.3 Química ambiental
1.3.4 Geociências
2. Exemplos de ecotecnologias
2.1. Reciclagem
2.2. Energias renováveis
2.3. Purificação da água
2.4. Purificação do ar
2.5. Tratamento de efluentes
2.6 Remediação ambiental
2.7 Tratamento de resíduos sólidos
2.8 Conservação de energia
3. Economia e Ecossistemas
3.1. Valor económico dos ecossistemas
3.2. Modificação dos incentivos económicos
4. Estudo de casos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos incluem o estudo de algumas problemáticas e de modos de resolução das mesmas com recurso a tecnologias ecológicas através do estudo de alguns exemplos e da comparação de resultados obtidos através destas tecnologias e das tecnologias tradicionais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A. Metodologias de ensino
Aulas teóricas: nestas aulas será realizada uma explanação dos pontos principais de cada um dos items dos conteúdos programáticos da unidade curricular, bem como dos objetivos a atingir para posterior trabalho dos mesmos quer com estudo individual quer através de trabalhos realizados sob orientação tutorial
B. Avaliação:
Classificação final = 70% teste (TP) +20% trabalho escrito+ 10% participação
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As diferentes tipologias de aulas permitem aos alunos adquiri conhecimentos e competências sobre o mundo vivo. A metodologia de avaliação permite ao aluno, de uma forma continuada aferir os seus conhecimentos e fazer a sua consolidação.
Bibliografia:
Bibliografia fundamental
[1] Duarte, P., 2011. Manual de Modelação Ecológica. Universidade Fernando Pessoa.
[2] Gilpin, A., 1999. Environmental Economics. A critical overview. Wiley.
[3] Mitsch, W.J., Jorgensen, S.E., 2004. Ecological Engineering and Ecosystem Restoration, John Wiley & Sons.
Bibliografia secundária
[1] Ansola, G., González, J.M., Cortijo, R., de Luis, E., 2003. Experimental and full–scale pilot plant constructed wetlands for municipal wastewaters treatment. Ecological Engineering 21: 43–52
[2] Costanza et al., 1997. The value of the world’s ecosystem services and natural capital. Nature, 387: 253-260.
[3] Gilpin, A., 1999. Environmental Economics. A critical overview. Wiley. Capítulos 1 e 7.
[4] Jorgensen, S.E. & Bendoricchio, 2001. Fundamentals of ecological modelling. Elsevier Science. Capítulos 1, 2, 3, 4 e 7.
[5] Todd, J., Brown, E.J.G., Wells, E., 2003. Ecological design applied. Ecological Engineering 20: 421–440.
[6] Todd, N.J., 2005. A safe an