Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Ambiental | 823QAMB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia do Ambiente | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Fornecer aos alunos conceitos básicos em Química Orgânica. Mostrar como podem ser utilizados na interpretação de problemas ambientais associados a poluentes orgânicos e fornecer conhecimentos sobre a química dos grandes ambientes físicos da Terra: hidrosfera, atmosfera e litosfera. Pretende-se assim que os alunos adquiram conhecimentos teóricos de base nesta área, e os utilizem para compreender a problemática da química ambiental e dos fenómenos associados à contaminação ambiental por compostos orgânicos, quer ao nível da poluição atmosférica, da poluição das águas e da contaminação de solos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução à química ambiental. O objecto de estudo da química ambiental Composição ambiental, processos químicos e efeitos antropogénicos. 3. Conceitos básicos de Química Orgânica; Introdução ao estudo da Ligação Química; Grupos funcionais e famílias de compostos orgânicos. Propriedades físicas; Regras básicas de nomenclatura de química orgânica; Introdução ao estudo dos mecanismos das reacções dos compostos orgânicos; Reações dos principais grupos funcionais 4. Química ambiental da água, atmosfera e solo; Propriedades físicas da água, uma substância única; Fontes e usos de água: o ciclo hidrológico; Química dos sistemas aquosos; A atmosfera e a sua química; Poluição do ar; Reacções químicas e fotoquímicas na atmosfera; Solos; Natureza e composição dos solos; Reações ácido-base e de permuta iónica nos solos; Fertilizantes; Resíduos e poluentes em solos. 5. Contaminação ambiental por compostos orgânicos. Contaminação por Inseticidas e herbicidas orgânicos; Contaminação por HAPs, PCB | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O capítulo 1 serve de introdução à temática da química ambiental. O seu propósito é fornecer uma perspectiva global e mostrar a importância e o campo de actuação desta área do conhecimento. O estudo desenvolvido no capítulo 2 visa fornecer aos alunos conhecimentos sólidos da química dos compostos orgânicos para que o estudante possa compreender a problemática associada a esta classe de compostos em termos de poluição ambiental (temática que irá ser abordada o capítulo 4). No capítulo 3 é apresentada uma introdução à química dos três grandes ambientes físicos terrestres: atmosfera, hidrosfera e litosfera. Este conhecimento é basilar para outras unidades curriculares do curso. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa, durante as aulas teórico-práticas e sessões de orientação do estudo, e prática, durante as aulas práticas laboratoriais. São propostos problemas, exercícios e trabalhos experimentais, quer para resolução em grupo quer individualmente, em sala de aula e em horas de estudo. O ensino da unidade curricular é complementado com períodos de atendimento aos alunos fora da sala de aula. AVALIAÇÃO: O modelo da avaliação contínua nesta unidade curricular compreende duas componentes: uma componente teórico-prática e uma componente de prática laboratorial. Componente Teórico-prática (75% da nota final): São fatores intervenientes na classificação desta componente os seguintes elementos: • Testes escritos de avaliação individual; • Trabalhos/projetos propostos para resolução extra-aulas. A classificação final da componente teórico-prática será calculada através da seguinte equação: Componente teórico-prática = 80% méd | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas expositivas destinam-se a transmitir conhecimentos complexos que a área da química ambiental comporta e a orientar o estudo do discente. A resolução de problemas e o trabalho em laboratório permitem ao discente fazer uma auto-avaliação dos conhecimentos teóricos adquiridos e a aplicação desses conhecimentos procurando desenvolver nos alunos o espírito crítico e de análise de problemas numa ótica de PBL (Problem-Based Learning). | |||
Bibliografia: | |||
[1] Solomons, T.W.G.; Fryhle, C.B. - Organic Chemistry - John Wiley & Sons, 8th Edition, 2004. [2] Colin Baird – Química Ambiental. Bookman, 2ª ed, 2002. [3] Manahan S. E. - Environmental Chemistry, 9 Ed. CRC Press (2009). |