Unidade Curricular:Código:
Projeto em Engenharia do Ambiente IV823PEA4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia do Ambiente5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
- Promoção do contacto dos alunos com situações concretas da realidade profissional da Engenharia do Ambiente;
- consolidação de competências na recolha, análise e interpretação de informação proveniente de diversas fontes: bibliografia especializada e dados recolhidos em trabalho de campo e/ou laboratório;
- consolidação de competências na proposta de soluções tecnicamente adequadas para os problemas encontrados, incluindo o projeto e dimensionamento do equipamento necessário e a respetiva análise da viabilidade económica;
- consolidação da capacidade de comunicação escrita e oral de informação técnica.
Conteúdos Programáticos:
1. Elaboração do plano do Projeto
2. Pesquisa bibliográfica sobre o tema
3. Interpretação e análise de informação bibliográfica recolhida
4. Redação do relatório final
5. Redação de uma artigo científico de revisão bibliográfica
6. Apresentação e debate
Exemplo de projeto-tipo a desenvolver nesta unidade curricular: Requalificação de rios urbanos com forte grau de perturbação ambiental e tratamento de águas poluídas recorrendo a métodos ecológicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Elaboração do plano do Projeto – familiarizar os alunos com a realidade profissional de desenvolvimento de um projeto com objetivos concretos, bem como com a importância do planeamento adequado das tarefas a desenvolver;
2. Pesquisa bibliográfica sobre o tema - desenvolver a capacidade de consulta de informação técnica e científica e contextualização do problema a nível multi e interdisciplinar;
3. Trabalhos de campo / laboratório – desenvolver a capacidade de recolher informação em campo e desenvolver trabalho laboratorial de análise;
4. Interpretação e análise da informação recolhida – interpretar a informação recolhida em campo e analisada em laboratório, integrando os conhecimentos a nível multi e interdisciplinar;
5. Redação do relatório final – desenvolver a capacidade de síntese e de apresentação escrita do trabalho desenvolvido;
6. Apresentação e debate – desenvolver a capacidade de apresentação oral e de discussão e argumentação técnico-científica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino é a aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning). As horas de contacto entre docentes e alunos serão para orientação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
Quando aplicável, serão organizados seminários temáticos com oradores externos sobre as temáticas em estudo.
A avaliação desta unidade curricular é contínua, incidindo sobre: o desempenho do aluno durante o desenvolvimento do projeto e nos trabalhos de campo; o relatório escrito final; a apresentação oral e defesa do trabalho realizado.
Em todas as aulas serão propostas tarefas específicas, a desenvolver na aula e com entrega de relatório do trabalho feito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os trabalhos propostos pretendem estimular os alunos a aprofundarem o conhecimento de determinados assuntos a partir da necessidade de resolução de um problema concreto em contexto real. A metodologia de ensino baseada em projetos pretende familiarizar os alunos com a realidade de um profissional na área da engenharia do ambiente, e desta forma o projeto a desenvolver é selecionado de forma a representar uma situação real. O tema deverá ser relacionado com as unidades curriculares que estão a decorrer nesse mesmo semestre. As horas de contacto entre os alunos e os professores serão dedicadas à orientação do trabalho. A promoção de apresentações temáticas por profissionais externos abre espaço para a discussão de assuntos da atualidade no tema de estudo. As apresentações desenvolvem a capacidade de comunicação e discussão do trabalho num ambiente multidisciplinar, com diversas audiências (colegas, professores, profissionais da área).
Bibliografia:
1. Peavy, H.S., Rowe, D.R., Tchobanoglous, G., Environmental Engineering, McGraw-Hill. 4., 1985
2. WRIGHT, R. T. – Environmental Science: Toward a Sustainable Future11/E – Pearson, 2011
3. Tchobanoglous, G, Theisen, H and Vigil, S. A. - Integrated Solid Waste Management - McGraw-Hill, 1993
4. Pesquisa B-ON - Biblioteca do Conhecimento Online, http://www.b-on.pt/
Docente (* Responsável):
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt)
Teresa Jesus (tjesus@ufp.edu.pt)