Unidade Curricular:Código:
Projeto em Engenharia do Ambiente III823PEA3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia do Ambiente5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Familiarização dos alunos com problemas concretos da realidade profissional da Engenharia do Ambiente; promoção de ações e criação de espaços para discussão de assuntos da atualidade da área de especialização; desenvolvimento da capacidade de recolha, análise e interpretação de informação; desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas através da integração de conhecimentos numa abordagem multi e interdisciplinar.
As unidades curriculares ‘Projeto em Engenharia do Ambiente’ pretendem fomentar a aprendizagem baseada em Projetos (‘Project Based Learning’), concretizando, assim, no plano curricular os Projetos Interdisciplinares designados internamente por PROPID (Projeto Pedagógico Interdisciplinar) e que têm feito informalmente parte integrante do modelo de ensino-aprendizagem neste curso. Os projetos a desenvolver serão interdisciplinares, de extensão comunitária, e, por norma, inseridos no Projeto Ambulatório de Ambiente e Saúde da UFP (PAAS).
Nesta unidade curricular prete
Conteúdos Programáticos:
1. Elaboração do plano do Projeto
2. Pesquisa bibliográfica sobre o tema
3. Interpretação e análise de informação bibliográfica recolhida
4. Redação do relatório final
5. Redação de uma artigo científico de revisão bibliográfica
6. Apresentação e debate
Exemplo de projeto-tipo a desenvolver nesta unidade curricular: Requalificação de rios urbanos com forte grau de perturbação ambiental e tratamento de águas poluídas recorrendo a métodos ecológicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Elaboração do plano do Projeto – familiarizar os alunos com a realidade profissional de desenvolvimento de um projeto com objetivos concretos, bem como com a importância do planeamento adequado das tarefas a desenvolver;
2. Pesquisa bibliográfica sobre o tema - desenvolver a capacidade de consulta de informação técnica e científica e contextualização do problema a nível multi e interdisciplinar;
3. Trabalhos de campo / laboratório – desenvolver a capacidade de recolher informação em campo e desenvolver trabalho laboratorial de análise;
4. Interpretação e análise da informação recolhida – interpretar a informação recolhida em campo e analisada em laboratório, integrando os conhecimentos a nível multi e interdisciplinar;
5. Redação do relatório final – desenvolver a capacidade de síntese e de apresentação escrita do trabalho desenvolvido;
6. Apresentação e debate – desenvolver a capacidade de apresentação oral e de discussão e argumentação técnico-científica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação contínua realizar-se-á através da avaliação dos vários elementos do trabalho de projeto que os alunos terão que realizar bem como através da avaliação do desempenho dos alunos durante as aulas.
Os alunos terão que produzir (em grupos de 2), os seguintes elementos:
• um relatório completo que funcionará como um documento de trabalho base com um limite máximo de 25 páginas; este relatório será feito em 3 fases com timings definidos e terá que estar concluído até às férias de Natal
• um artigo científico de revisão bibliográfica que funcionará como o trabalho final da disciplina e terá uma extensão máxima de 10 páginas, sendo elaborado com base no relatório elaborado
• uma apresentação power point do artigo científico
Todos os elementos de avaliação têm de ser entregues via "assignments" na plataforma UFPUV dentro dos prazos estipulados.
Classificação final: 10% desempenho+ + 35% artigo de síntese bibliográfica +35% apresentação oral + 20% trabalhos parcelares
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os trabalhos propostos pretendem estimular os alunos a aprofundarem o conhecimento de determinados assuntos a partir da necessidade de resolução de um problema concreto em contexto real. A metodologia de ensino baseada em projetos pretende familiarizar os alunos com a realidade de um profissional na área da engenharia do ambiente, e desta forma o projeto a desenvolver é selecionado de forma a representar uma situação real. O tema deverá ser relacionado com as unidades curriculares que estão a decorrer nesse mesmo semestre. As horas de contacto entre os alunos e os professores serão dedicadas à orientação do trabalho. A promoção de apresentações temáticas por profissionais externos abre espaço para a discussão de assuntos da atualidade no tema de estudo. As apresentações intercalares desenvolvem a capacidade de comunicação e discussão do trabalho num ambiente multidisciplinar, com diversas audiências (colegas, professores, profissionais da área).
Bibliografia:
1. Bishop, P. L. Pollution Prevention: Fundamentals and Practice . McGraw-Hill, Lisbon, 2000.
2. Peavy, H.S., Rowe, D.R., Tchobanoglous, G., Environmental Engineering, McGraw-Hill. 4., 1985
3. Viessman, W., Hammer, M. , Water Supply and Pollution Control, Addison-Wesley, 1998
4. Pesquisa B-ON - Biblioteca do Conhecimento Online, http://www.b-on.pt/
Docente (* Responsável):
Maria Guerreiro (mariajoao@ufp.edu.pt)
Teresa Jesus (tjesus@ufp.edu.pt)