Unidade Curricular: | Código: | ||
Projeto em Engenharia do Ambiente II | 823PEA2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia do Ambiente | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Familiarização dos alunos com problemas e questões ambientais atuais, e promoção de ações e criação de espaços para a discussão especializada dessas questões; - desenvolvimento de competências ao nível da recolha e interpretação de informação bibliográfica; - desenvolvimento de competências ao nível da recolha de dados através de trabalhos de campo e ensaios laboratoriais, bem como ao nível do tratamento desses dados e da sua interpretação; - consolidação de competências ao nível da análise crítica das questões em estudo, através da integração de conhecimentos numa abordagem multi e interdisciplinar; - desenvolvimento de competências na proposta de soluções tecnicamente adequadas para a resolução / mitigação dos problemas encontrados; - desenvolvimento de competências ao nível da redação de relatórios técnicos e respetiva apresentação oral. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Elaboração do plano do Projeto 2. Pesquisa bibliográfica sobre o tema 3. Trabalhos de campo / laboratório 4. Interpretação e análise da informação recolhida 5. Redação do relatório final 6. Apresentação e debate Exemplo de projeto-tipo a desenvolver nesta unidade curricular: Gestão de uma rede de águas de abastecimento. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1. Elaboração do plano do Projeto – familiarizar os alunos com a realidade profissional de desenvolvimento de um projeto com objetivos concretos, bem como com a importância do planeamento adequado das tarefas a desenvolver; 2. Pesquisa bibliográfica sobre o tema - desenvolver a capacidade de consulta de informação técnica e científica e contextualização do problema a nível multi e interdisciplinar; 3. Trabalhos de campo / laboratório – desenvolver a capacidade de recolher informação em campo e desenvolver trabalho laboratorial de análise; 4. Interpretação e análise da informação recolhida – interpretar a informação recolhida em campo e analisada em laboratório, integrando os conhecimentos a nível multi e interdisciplinar; 5. Redação do relatório final – desenvolver a capacidade de síntese e de apresentação escrita do trabalho desenvolvido; 6. Apresentação e debate – desenvolver a capacidade de apresentação oral e de discussão e argumentação técnico-científica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino é a aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning). As horas de contacto entre docentes e alunos serão para orientação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos. Quando aplicável, serão organizados seminários temáticos com oradores externos sobre as temáticas em estudo. A avaliação desta unidade curricular é contínua, incidindo sobre: o desempenho do aluno durante o desenvolvimento do projeto e nos trabalhos de campo; o relatório escrito final; a apresentação oral e defesa do trabalho realizado. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os trabalhos propostos pretendem estimular os alunos a aprofundarem o conhecimento de determinados assuntos a partir da necessidade de resolução de um problema concreto em contexto real. A metodologia de ensino baseada em projetos pretende familiarizar os alunos com a realidade de um profissional na área da engenharia do ambiente, e desta forma o projeto a desenvolver é selecionado de forma a representar uma situação real. O tema deverá ser relacionado com as unidades curriculares que estão a decorrer nesse mesmo semestre. As horas de contacto entre os alunos e os professores serão dedicadas à orientação do trabalho. A promoção de apresentações temáticas por profissionais externos abre espaço para a discussão de assuntos da atualidade no tema de estudo. As apresentações intercalares desenvolvem a capacidade de comunicação e discussão do trabalho num ambiente multidisciplinar, com diversas audiências (colegas, professores, profissionais da área). | |||
Bibliografia: | |||
1. Peavy, H.S., Rowe, D.R., Tchobanoglous, G., Environmental Engineering, McGraw-Hill. 4., 1985 2. Viessman, W., Hammer, M. , Water Supply and Pollution Control, Addison-Wesley, 1998 3. Pinto, A. Sistemas de Gestão Ambiental. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2006. 4. Pesquisa B-ON - Biblioteca do Conhecimento Online, http://www.b-on.pt/ |