Unidade Curricular:Código:
Projeto em Engenharia do Ambiente II823PEA2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia do Ambiente6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Familiarização dos alunos com problemas e questões ambientais atuais, e promoção de ações e criação de espaços para a discussão especializada dessas questões;
- desenvolvimento de competências ao nível da recolha e interpretação de informação bibliográfica;
- desenvolvimento de competências ao nível da recolha de dados através de trabalhos de campo e ensaios laboratoriais, bem como ao nível do tratamento desses dados e da sua interpretação;
- consolidação de competências ao nível da análise crítica das questões em estudo, através da integração de conhecimentos numa abordagem multi e interdisciplinar;
- desenvolvimento de competências na proposta de soluções tecnicamente adequadas para a resolução / mitigação dos problemas encontrados;
- desenvolvimento de competências ao nível da redação de relatórios técnicos e respetiva apresentação oral.
Conteúdos Programáticos:
1. Elaboração do plano do Projeto
2. Pesquisa bibliográfica sobre o tema
3. Trabalhos de campo / laboratório
4. Interpretação e análise da informação recolhida
5. Redação do relatório final
6. Apresentação e debate
Exemplo de projeto-tipo a desenvolver nesta unidade curricular:
Gestão de uma rede de águas de abastecimento.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Elaboração do plano do Projeto – familiarizar os alunos com a realidade profissional de desenvolvimento de um projeto com objetivos concretos, bem como com a importância do planeamento adequado das tarefas a desenvolver;
2. Pesquisa bibliográfica sobre o tema - desenvolver a capacidade de consulta de informação técnica e científica e contextualização do problema a nível multi e interdisciplinar;
3. Trabalhos de campo / laboratório – desenvolver a capacidade de recolher informação em campo e desenvolver trabalho laboratorial de análise;
4. Interpretação e análise da informação recolhida – interpretar a informação recolhida em campo e analisada em laboratório, integrando os conhecimentos a nível multi e interdisciplinar;
5. Redação do relatório final – desenvolver a capacidade de síntese e de apresentação escrita do trabalho desenvolvido;
6. Apresentação e debate – desenvolver a capacidade de apresentação oral e de discussão e argumentação técnico-científica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino é a aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning). As horas de contacto entre docentes e alunos serão para orientação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
Quando aplicável, serão organizados seminários temáticos com oradores externos sobre as temáticas em estudo.
A avaliação desta unidade curricular é contínua, incidindo sobre: o desempenho do aluno durante o desenvolvimento do projeto e nos trabalhos de campo; o relatório escrito final; a apresentação oral e defesa do trabalho realizado.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os trabalhos propostos pretendem estimular os alunos a aprofundarem o conhecimento de determinados assuntos a partir da necessidade de resolução de um problema concreto em contexto real. A metodologia de ensino baseada em projetos pretende familiarizar os alunos com a realidade de um profissional na área da engenharia do ambiente, e desta forma o projeto a desenvolver é selecionado de forma a representar uma situação real. O tema deverá ser relacionado com as unidades curriculares que estão a decorrer nesse mesmo semestre. As horas de contacto entre os alunos e os professores serão dedicadas à orientação do trabalho. A promoção de apresentações temáticas por profissionais externos abre espaço para a discussão de assuntos da atualidade no tema de estudo. As apresentações intercalares desenvolvem a capacidade de comunicação e discussão do trabalho num ambiente multidisciplinar, com diversas audiências (colegas, professores, profissionais da área).
Bibliografia:
1. Peavy, H.S., Rowe, D.R., Tchobanoglous, G., Environmental Engineering, McGraw-Hill. 4., 1985
2. Viessman, W., Hammer, M. , Water Supply and Pollution Control, Addison-Wesley, 1998
3. Pinto, A. Sistemas de Gestão Ambiental. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2006.
4. Pesquisa B-ON - Biblioteca do Conhecimento Online, http://www.b-on.pt/
Docente (* Responsável):
Teresa Jesus (tjesus@ufp.edu.pt)