Unidade Curricular:Código:
Hidrologia e Qualidade das Águas823HQA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia do Ambiente5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A abordagem dos diferentes temas desta unidade curricular tem como objectivo a aquisição de conhecimentos e competências base fundamentais sobre a importância da água, conhecimento da legislação nacional e comunitária relativa à qualidade da água e de medidas de gestão.
Conteúdos Programáticos:
1. Hidrologia - Água
1.1. Importância
1.2. Distribuição da Água
1.3. Tipos de Águas
1.4. Usos da Água
2. Ciclo hidrológico
2.1. Importância do ciclo hidrológico
2.2. Principais processos envolvidos no ciclo hidrológico
3. Variáveis hidrológicas
3.1. Precipitação
3.2. Evaporação e evapotranspiração
3.3. Infiltração, percolação e drenagem
3.4. Escoamento superficial
3.5. Análise de fenómenos extremos
4. Ecossistemas aquáticos
4.1. Classificação: mares e oceanos, águas costeiras, ecossistemas dulciaquícolas, lagos e lagoas, ecossistemas altamente modificados
4.2. Caracterização: parâmetros hidro-morfológicos, parâmetros físico-químicos e parâmetros biológicoa
5. Parâmetros químicos e parâmetros microbiológicos
5.1. Normas, critérios e objectivos de qualidade
5.2. Creditação
6. Certificação ambiental
6.1. Critérios de qualidade e usos da água
6.2. Normas
7. Visitas de estudo / seminários
7.1. Visitas de estudo
7.2. Seminários
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos incluem o estudo dos diferentes ecossistemas aquáticos, de algumas variáveis hidrológicas e algumas metodologias de avaliação da qualidade da água permitindo ao aluno a sua aplicação e o estudo de vários tipos de massas de água.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A. Metodologias de ensino
1.Aulas teóricas: nestas aulas será realizada uma explanação dos pontos principais de cada um dos items dos conteúdos programáticos da unidade curricular, bem como dos objetivos a atingir para posterior trabalho dos mesmos quer com estudo individual quer através de trabalhos realizados sob orientação tutorial
2.Aulas práticas-laboratoriais: nestas aulas serão elaborados alguns procedimentos experimentais de acordo com os conteúdos programáticos lecionados ao longo das aulas teóricas
B. Avaliação:
Classificação final = 40% média dos mini-testes (TP) +25% prova final+ 10% relatórios (PL)+10% relatório (TP) +10% fichas de trabalho em grupo (PL)+ 5%participação (PL).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As diferentes tipologias de aulas permitem aos alunos adquiri conhecimentos e competências sobre a problemática da água A metodologia de avaliação permite ao aluno, de uma forma continuada aferir os seus conhecimentos e fazer a sua consolidação.
Bibliografia:
1] Callow, P.P. (1998). Handbook of Environmental Risk Assessment and Management. Wiley-Blackwell.
[2] Theodore, L., Dupont, R. R. (2012). Environmental Health and Hazard Risk Assessment: Principles and Calculations. CRC Press.
[3] ARTIOLA, J. K., PEPPER, I, L. & BRUSSEAU, M. (2004) Environmental monitoring and characterization. Elsevier Academic Press
Docente (* Responsável):
Maria Guerreiro (mariajoao@ufp.edu.pt)
Teresa Jesus (tjesus@ufp.edu.pt)