Unidade Curricular:Código:
Gestão e Tratamento de Efluentes Gasosos823GTEG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia do Ambiente2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar conhecimentos relativos às principais tecnologias disponíveis para gestão e tratamento de efluentes gasosos quer ao nível da prevenção quer do controlo de emissões.
No final desta unidade curricular os alunos deverão ter desenvolvido competências que lhes permitam, na prática da sua vida profissional: conhecer as tecnologias disponíveis para a caracterização de emissões gasosas; identificar a principal legislação aplicável relativamente a efluentes gasosos, bem como avaliar a sua aplicabilidade e cumprimento em situações específicas; identifi
Conteúdos Programáticos:
Emissões gasosas: caracterização e enquadramento legal. Tecnologias de prevenção de emissões gasosas. Tecnologias de Controlo de Partículas. Tecnologias de Controlo de Compostos Orgânicos Voláteis; Tecnologias de Controlo de Gases Ácidos. Tecnologias de controlo de Óxidos de Azoto.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Caracterização de Emissões Gasosas
Competências: capacidade para identificar as tecnologias disponíveis para a caracterização de emissões gasosas; capacidade para correlacionar diferentes propriedades físicas e químicas de um efluente gasoso, efetuando os cálculos necessários.
2. Enquadramento Legal
Competências: identificar a principal legislação aplicável relativamente a efluentes gasosos, bem como avaliar a sua aplicabilidade e cumprimento em situações específicas.
3. Tecnologias de Prevenção aplicáveis a Emissões Gasosas
Competências: identificar as principais alternativas em termos de prevenção das emissões gasosas de um determinado processo.
4. Tecnologias de Controlo de Emissões Gasosas
Competências: conhecer as principais tecnologias para o tratamento de efluentes gasosos; capacidade para a tomada de decisão relativamente a qual a tecnologia mais adequada a um efluente gasoso, dadas as suas características.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se através de um teste individual, complementada por avaliação contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Sempre que seja adequado, serão analisados e interpretados projetos de modo a estimular o estudo prático orientado. O desenvolvimento das competências propostas decorrerá através de trabalhos ou exercícios realizados em sala de aula, análise de projetos em grupo e/ou individuais em sala de aula ou com base no estudo individual.
Bibliografia:
[1] DE NEVERS, N.: Air Pollution Control Engineering, Waveland Press, 2010.
[2] LIU, D.H.F.; LIPTÁK, B.G.: Environmental Enginneer’s Handbook, Lewis Publishers, 1997
[3] BISHOP, P.L.: Pollution Prevention: Fundamentals and Practice, Waveland Pr. Inc., 2004
[4] HEINSOHN, R.J.: Sources and Control of Air Pollution, Prentice Hall, 1999.
Docente (* Responsável):
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt)