Unidade Curricular:Código:
Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos823GRSU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia do Ambiente6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolver competências ao nível do aprofundamento e desenvolvimento dos conhecimentos e aplicação dos mesmos de modo a resolver problemas e fundamentar os seus argumentos, capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante para fundamentação das soluções preconizadas, incluindo aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
Desenvolver capacidades de comunicação de informação, ideias, problemas e soluções para diversos públicos, tanto especialistas como não especialistas;
Desenvolver uma aprendizagem autónoma, que lhe permita uma aprendizagem ao longo da vida;
Desenvolver competências no domínio do conhecimento dos princípios que presidem à gestão dos resíduos sólidos e das últimas tecnologias envolvidas na sua recolha, transporte e tratamento, análise espacial dos impactes decorrentes da implantação de novas infraestruturas e alterações a infraestruturas existentes e análise espacial no transporte e gestão dos resíduos.
Conteúdos Programáticos:
Introdução aos resíduos; Fontes, composição e propriedades dos resíduos sólidos; Propriedades Físicas, químicas e biológicas dos resíduos sólidos urbanos (RSU); Fontes, tipos e propriedades dos resíduos perigosos nos RSU; Taxas de geração e recolha de resíduos sólidos; Manuseamento e separação dos resíduos, armazenamento e processamento na fonte; Recolha de resíduos sólidos; Separação e processamento e transformação de resíduos sólidos; Resíduos Industriais; Deposição de Resíduos Sólidos e Matéria Residual em Aterros
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Introdução aos resíduos: pretende-se apresentar o aluno ao campo da gestão de resíduos sólidos e identificar as necessidades que devem ser satisfeitas por aqueles que exercem no campo.
Fontes, composição e propriedades dos resíduos sólidos: abordam-se as características que permitem a identificação dos resíduos sólidos.
Gestão e tratamento de resíduos sólidos: enquadrando-se na legislação mais recente, abordam-se os tópicos que permitem compreender como se faz a gestão e tratamento eficiente dos resíduos sólidos, tendo por finalidade alcançar a sustentabilidade ambiental.
Análise espacial em resíduos sólidos: utilização da tecnologia SIG para análise espacial de impactos decorrentes da implantação ou reestruturação de infraestruturas de armazenamento de resíduos sólidos e outras infra-estruturas, e na gestão de infraestruturas de armazenamento e de rotas de recolha de resíduos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados.
1 Teste: 70%; Trabalho: 20%; Desempenho do aluno: 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se essencialmente que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da gestão de resíduos sólidos e desta forma contribuírem para um desenvolvimento sustentável. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão ambiental, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
[1] Tchobanoglous, G, Theisen, H and Vigil, S. A. - Integrated Solid Waste Management - McGraw-Hill, 1993
[2] Wright, R. T. – Environmental Science: Toward a Sustainable Future11/E – Pearson, 2011
[3] Worrell WA, Vesilind PA. Solid Waste Engineering. CENGAGE Learning, 2012, pp. 427.
[4] SULDOURO. Novo Aterro do Sistema Multimunicipal da SULDOURO - Selecção de Locais Alternativos, 2010. SULDOURO - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, S.A.
Docente (* Responsável):
Alzira Dinis (madinis@ufp.edu.pt)