Unidade Curricular:Código:
Gestão Ambiental em Unidades de Saúde823GAUS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia do Ambiente5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta unidade curricular permitir que os alunos desenvolvam competências específicas no domínio da Gestão Ambiental em Unidades de Saúde, nomeadamente abrangendo questões como a gestão de resíduos hospitalares, da qualidade do ar interior, da eficiência energética dos locais / processos, das emissões gasosas e das águas residuais, entre outros temas relevantes.
Os alunos deverão adquirir e/ou consolidar competências que lhes permitam responsabilizar-se e/ou contribuir ativamente para assegurar a qualidade da gestão ambiental praticada em unidades de saúde.
Conteúdos Programáticos:
Gestão Ambiental em Unidades de Saúde: planeamento (identificação de aspetos ambientais, compilação e interpretação da legislação aplicável), e operacionalização (identificação de boas práticas operacionais e indicadores de monitorização). Estudo de casos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Introdução e enquadramento ao tema (1 ECTS): pretende-se com este item enquadrar a temática a desenvolver nesta unidade curricular: em que consiste a Gestão Ambiental em unidades de saúde, e quais as motivações para a sua prática.
2. Planeamento da Gestão Ambiental em Unidades de Saúde (2 ECTS): estudam-se aqui os principais aspetos ambientais associados a uma unidade de prestação de cuidados de saúde, e os respetivos requisitos legais aplicáveis.
3. Operacionalização da Gestão Ambiental em Unidades de Saúde (2 ECTS): pretende-se com este item abordar as operações relevantes a ter em conta na gestão ambiental neste sector, com particular relevância para as boas práticas operacionais aplicáveis. Serão também focados os mecanismos de monitorização e medição mais adequados para os aspetos ambientais significativos.
4. Estudo de casos (1 ECTS): neste ponto do programa pretende-se que os alunos contactem com problemas reais relacionados com a gestão ambiental em unidades de saúde.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
Avaliação contínua: a avaliação desta unidade curricular terá as seguintes componentes:
- um teste individual (pondera 60% na nota final e está sujeito a uma nota mínima de 6 valores)
- um trabalho de pesquisa realizado em grupo (pondera 40% na nota final)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se essencialmente que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da gestão ambiental em unidades de saúde, para as quais possam contribuir ativamente. Desta forma, os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão ambiental, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
1. Institute for Ecopreneurship; Sustainable Business Associate; & Royal Scientific Society (s.data). “Best Environmental Practices in the Healthcare Sector - A Guide to Improve your Environmental Performance”
2. Piteira, C. (2007). A Qualidade do Ar Interior em Instalações Hospitalares. Lisboa, LIDEL
3. Wagner, K.D. (1998) Environmental Management in Healthcare Facilities. W.B. Saunders.
Docente (* Responsável):
Alzira Dinis (madinis@ufp.edu.pt)
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt)