Unidade Curricular:Código:
Controlo da Qualidade830CQUA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia e Gestão da Qualidade5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Em numerosas situações como quando se utiliza produtos ou serviços provenientes de fornecedores externos, é difícil garantir a conformidade do lote. Um controlo por amostragem sobre o lote fabricado surge como uma solução suficiente e económica. O objectivo da unidade curricular é desenvolver competências de este tipo de controlo de qualidade e ferramentas que tem um lugar importante no sistema de qualidade das empresas.
Conteúdos Programáticos:
A função do controlo de recepção. Noções de base. Os diferentes planos de controlo por atributos. Controlo da qualidade de recepção por atributos, caso de produtos não conformes. Controlo de recepção qualitativo, caso das não conformidades. Controlo da qualidade de recepção por variáveis (um só limite de controlo). Ferramentas para o controlo da qualidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O ponto 1 e 2 do conteúdo programático introduz os termos e definições. O ponto 3 introduz os diferentes planos de amostragem. O ponto 4,5 e 6 introduz o controlo da qualidade na recepção o ponto 7 outras ferramentas. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área do controlo da qualidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de casos e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e a facilitar a compreensão do controlo da qualidade
O método de avaliação compreende:
• 1 Teste escrito de avaliação individual(100%);
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos no controlo da qualidade.
Bibliografia:
Duret e Pillet(2009) "Qualidade da Produção"Lidel
Turner(2010), Ferramentas de apoio à gestão" Monitor