Unidade Curricular: | Código: | ||
Sustentabilidade e Inovação na Construção | 827SICS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia Civil | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta disciplina pretende dar aos futuros engenheiros uma nova perspectiva sobre a construção, no sentido de adoptar uma nova abordagem quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado e na sua gestão, capitalizando a inovação tecnológica. Trata-se de trazer para este campo preocupações inovadoras, num processo de desenvolvimento que se pretende sustentável. Esta preocupação abrange as fases de concepção, execução e exploração. Serão também sensibilizados para a vertente da reabilitação e para a importância da manutenção. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Sustentabilidade e construção sustentável. Definições e conceitos. Construção sustentável. Âmbitos de intervenção na construção sustentável. Reabilitação de edifícios. Princípios do edifício sustentável e inovação. Gestão da água. Gestão energética. Gestão de resíduos. Conforto ambiental. Manutenção. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados abarcam as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como sustentabilidade e construção sustentável e os princípios do edifício sustentável e inovação cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno, na sua vida profissional, a reconhecer a importância da adopção de uma nova abordagem quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado e na sua gestão, capitalizando a inovação tecnológica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A UC é leccionada com aulas teóricas de exposição das matérias enunciadas, com o recurso a elementos de observação e/ou de apoio experimental – aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de situações concretas. O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada nos seguintes elementos: A. Prova de avaliação, composta por uma parte teórica e por uma parte teórico-prática. B. Classificação obtida através da média aritmética dos vários trabalhos (incluindo relatórios de visitas de estudo). C. Participação em sala de aula teórica-prática. A participação em sala de aula do aluno compreende não só o seu interesse e participação nas aulas, mas também a sua participação e desempenho em aulas-debate de temas propostos pelo docente, integrantes da matéria da disciplina, e preparados pelos alunos de forma autónoma. A classificação final do aluno será calculada através da equação: Classificação final = 0,35*(A) + 0,35*(A) + 0,2*(B) + 0,1*(C) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno a adoptar uma atitude aberta e uma nova perspectiva sobre a construção, quer na concepção dos edifícios quer no processo de execução adoptado bem como na vertente da reabilitação e da manutenção. | |||
Bibliografia: | |||
Cóias e Silva V. (2004). Guia prático para a conservação de imóveis, Publicações D. Quixote, Lisboa, ISBN 972-20-2184-2. Ferreira, V. (Coord.)(2008). Inovação na Construção Sustentável, CINCOS’08 (Congresso de Inovação na Construção Sustentável), CentroHabitat, Curia. Halliday, Sandy. (2018). Sustainable Construction. Taylor & Francis. ISBN:9781138200289. Heywood, Huw. (2017). 101 Regras Básicas Para Edifícios e Cidades Sustentáveis. Editorial Gustavo Gili. Mateus, R. e Bragança, L. (2006). Tecnologias Construtivas para a Sustentabilidade da Construção, Edições Ecopy, Porto. Tirone L., Nunes K., (2007). Construção Sustentável, Sinalivro, Lisboa, ISBN 978-989-20-0883-7. World Economic Forum (2016). Shaping the Future of Construction: A Breakthrough in Mindset and Technology. |