Unidade Curricular: | Código: | ||
Projetos de Urbanização | 905PURB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Engenharia Civil | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Compreender os princípios e objectivos essenciais a um desenvolvimento sustentável do território. Identificar os agentes e instrumentos da política habitacional bem como o papel que desempenham. Compreender as causas e consequências dos principais problemas urbanos da actualidade, nomeadamente através da definição de tipologias de degradação urbana. Descrever as principais estratégias de planeamento e a transformação/requalificação espacial, particularmente a regeneração urbana de centros históricos e de frentes de água, e os programas comunitários de apoio a essas intervenções. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Ordenamento, Níveis de Planeamento e Figuras de Plano. Direito Urbanístico e Políticas de Solos no Planeamento Municipal. Desenho Urbano: Componentes principais do sistema urbano, Rede viária urbana, A habitação. Loteamentos Urbanos. Estudo de Caso: Desenvolvimento dos conceitos para execução de um projecto de escala urbana – Plano de Urbanização, Plano de Pormenor e Loteamentos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular, dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspectos do estudo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A UC é leccionada com aulas teóricas de exposição das matérias enunciadas, com o recurso a elementos de observação e/ou de apoio experimental – aulas teórico-práticas dedicadas à resolução de situações concretas. O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada nos seguintes elementos: A. Prova de avaliação, composta por uma parte teórica e por uma parte teórico-prática. B. Classificação obtida através da média aritmética dos vários trabalhos (incluindo relatórios de visitas de estudo). C. Participação em sala de aula teórica-prática. A participação em sala de aula do aluno compreende não só o seu interesse e participação nas aulas, mas também a sua participação e desempenho em aulas-debate de temas propostos pelo docente, integrantes da matéria da disciplina, e preparados pelos alunos de forma autónoma. A classificação final do aluno será calculada através da equação: Classificação final = 0,35*(A) + 0,35*(A) + 0,2*(B) + 0,1*(C) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino estão em coerência com os objectivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas, ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspectos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam à Engenharia Civil. | |||
Bibliografia: | |||
BRANCO-TEIXEIRA, M. - “Contextos de Referência nas Reconversões de Espaços Urbanos”, A Obra Nasce, UFP, pp. 78-93, 2004. COSTA LOBO, M. et al. - Normas Urbanísticas: Princípios e conceitos fundamentais. Vol. 1, DGOT, UNL, Lisboa, 1990. Decreto-Lei nº 136/2014 de 9 de Setembro, Regime Jurídico da Edificação e da Urbanização, Lei nº 31/2014, de 30 de Maio - Lei de Bases Gerais da Pol. Púb. de Solos, de Ord. do Ter. e de Urbanismo. Decreto-Lei nº 80/2015 de 14 de Maio , Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial. Lei nº 58/2007 de 4 de Setembro, Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território. MARQUES, T. SÁ - Portugal na Transição do Século: Retratos e Dinâmicas Territoriais, Edições Afrontamento, 2004. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Luísa Valente (lvalente@ufp.edu.pt) |