Unidade Curricular: | Código: | ||
Projeto Térmico, Acústico e de Ventilação | 905PTAV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Engenharia Civil | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar um edifício de boas condições de conforto acústico, tanto ao nível de isolamento aos sons aéreos como aos sons de percussão, bem como ao nível do tratamento de salas e saber cumprir os Regulamentos e Normas aplicáveis, de modo que o aluno seja capaz de realizar projectos acústicos de edifícios. Igualmente saber dotar de condições de conforto térmico e de qualidade do ar através da utilização da ventilação natural, aproveitando o mais possível as tecnologias solares passivas, bem como saber cumprir a regulamentação aplicável no acto do projecto térmico e de ventilação de um edifício. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conceção e Dimensionamento de Sistemas de Ventilação Natural; Projeto de Sistemas de Ventilação Natural. Preparação dos dados iniciais para a execução do projeto térmico, Verificação dos Requisitos Térmicos Regulamentares; Cálculo das Necessidades Nominais de Energia; Projeto Térmico. Tratamento e Isolamento Acústico, Acústica de Exteriores, Ruído Aéreo em Acústica de Interiores, Ruído de Percussão em Acústica de Interiores, Acústica Arquitetural, Projeto Acústico, | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspetos do estudo iniciando-se por recordar vários conceitos base e finalizando-se na execução dos projetos em si. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais de projeto. São propostos projetos sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios/projetos propostos para elaboração individual e dos trabalhos de pesquisa realizados (35% da classificação final). Serão executados dois testes de avaliação (65% da classificação final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas, ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares e à execução de projetos, permitem a compreensão dos desafios que se colocam à Engenharia Civil. | |||
Bibliografia: | |||
- Viegas, João C. (2010); Ventilação natural de edifícios de habitação; LNEC; - Ferreira, Miguel J. (2004); Caudais de ventilação recomendados para edifícios residenciais: Impacto ao Nível do Conforto Térmico e do Consumo de Energia para Aquecimento; Dissertação de em Construção de Edifícios, FEUP; - NP 1037-1 (2002); IPQ; - Santos, Carlos; Matias, Luís – Coeficientes de Transmissão Térmica de Elementos da Envolvente dos Edifícios, ITE 50, L.N.E.C., Lisboa, 2006; - Rodrigues, António M. et al (2009) Térmica de Edifícios - Editora ORION; - Ferreira, Miguel (2017); Isolamentos térmicos refletantes de baixa emissividade- Tese de Doutoramento; FEUP; Portugal; - Legislação – Térmica de Edifícios: Decreto-Lei n.º 101-D/2020 (e correspondentes Portarias e Despachos relacionados); - Patrício, Jorge (2018); Acústica nos edifícios; 7ª edição, Engebook; Portugal; - R.R.A.E. -Decreto-Lei n.º 96/2008 de 9/6; - R. G. R. - Decreto-Lei 9/2007 de 17/1. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Miguel Ferreira (miguelf@ufp.edu.pt) |